Sindlat vai apresentar propostas para aumentar a produção de leite no estado

Resgatar a competitividade da cadeia láctea do estado do Rio de Janeiro por meio da identificação dos entraves e sugerir ações que solucionem os gargalos foi o objetivo do estudo encomendado pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado do Rio de Janeiro (SINDLAT-RJ), com apoio da Firjan/Senai.

O diagnóstico da cadeia agroindustrial láctea do estado e propostas de modificações, principalmente da questão tributária, serão apresentados pela Consultoria MilkPoint no dia 15 de março, às 10h, na reunião da Câmara Setorial de Agronegócios. O encontro será realizado pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro no auditório Senador Nelson Carneiro e reunirá produtores, cooperativas e representantes de instituições ligadas ao tema, como a Federação de Agricultura, e parlamentares para buscar soluções conjuntas para os problemas apontados. "Num encontro realizado no ano passado, o Sindlat trouxe para o Fórum a informação de que a capacidade instalada de produção de leite é 55% ociosa no estado do Rio de Janeiro, mesmo com uma produção de 540 milhões de litros por ano. O que vamos fazer nesta etapa é conhecer os dados deste estudo e construir saidas que estimulem a produção", explica a subdiretora-geral do Fórum, Geiza Rocha.

A pesquisa buscou mapear a produção de leite fluminense, avaliando seu desempenho e comparando com outros estados. A estrutura tributária e como ela impacta na produção e industrialização de produtos derivados do leite também foram objetos de estudo, assim como as lacunas de fornecimento e demandas não satisfeitas. Temas como o perfil e potencial de consumo, assim como a avaliação quanto à capacitação/treinamento dos profissionais atuantes no setor também serão abordados. O estudo avaliou ainda aspectos como a qualidade, automação, controle de processos e certificação das empresas do estado.

“Hoje o estado do Rio produz apenas 22% do que consome e mesmo assim a renda no campo é de R$ 715 milhões, que vai direto para o produtor rural em valores brutos. Existe aí uma oportunidade de expandir esse mercado”, afirma Antônio Carlos Cordeiro, presidente do Sindlat.

O evento é gratuito e aberto ao público. Para inscrever-se basta mandar um email para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou entrar em contato pelos telefones: 21 2588-1352/ 21 2588-1145.

 

Serviço:

Apresentação do Diagnóstico da cadeia agroindustrial láctea do estado do Rio de Janeiro

Data: 15 de março

Hora: 10h às 12h

Local: Auditório Senador Nelson Carneiro - Rua Dom Manoel, s/no, 6º andar  (anexo à Alerj) - Centro