Potencial da Indústria Criativa para o estado do Rio

Segundo dados do Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil, divulgado pela Firjan, o setor criativo foi o menos impactado pela crise econômica, sendo considerado uma possível saída para a retomada do crescimento da economia. O mapeamento aborda também quais são os segmentos em que essa indústria é dividida: consumo, tecnologia, mídias e cultura.

No Rio em Foco desta segunda-feira(06/02), o coordenador do Laboratório de Economia Criativa, Desenvolvimento e Território da ESPM - Rio, João Figueiredo, e a especialista setorial da Indústria Criativa da Firjan, Thamilla Talarico, falaram sobre capacitação, formação e oportunidades para esses empreendedores culturais, quais as vocações que o estado do Rio tem, além da importância das incubadoras no desenvolvimento desse setor.

“Esse impacto menor que a indústria criativa sofreu no período de crise demonstra como esse setor é estratégico no processo produtivo e, do ponto de vista da competitividade das empresas e dos setores produtivos, ele se torna cada vez mais essencial. A solução não é cortar custos, mas inovar” explica João Figueiredo.

O Rio em Foco é exibido pela TV Alerj, Canal 12 NET, com reprises no sábado, (11/02), às 17h e domingo,(12/02), às 20h. A versão completa do programa pode ser assistida também no canal do Fórum no YouTube e na página do Rio em Foco em nosso site.

 

Assista ao programa Rio em Foco: Indústria Criativa