Fim de mais um ciclo: os melhores momentos de 2016

O último especial final de ano do Rio em Foco não poderia deixar de falar sobre alguns setores que se destacaram em 2016, e que representaram uma ajuda para as finanças do estado do Rio.

Um exemplo é a indústria audiovisual, que vem se desenvolvendo no município de Friburgo com a criação de um Polo, e o mercado fonográfico, que representou 70% da distribuição de músicas digitais em todo o Brasil. O programa aponta ainda as diretrizes de um crescimento econômico mais sustentável, pautado pela redução das emissões de CO2, a transição para uma matriz energética mais limpa, e movimentos que mobilizam a sociedade para a redução e o descarte correto do lixo.

“Todos os estudos mostram que, apesar da crise que assola o país, o audiovisual continua crescendo em níveis muito acima de qualquer outra atividade”, afirmou a a presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual (SICAV), Sylvia Rabello. 

E na mesma direção de um mundo mais sustentável e tecnológico, algumas tendências vieram para ficar esse ano, como é o caso dos pagamentos pelo celular, e da economia circular, um modelo que propõe o reaproveitamento de tudo o que é produzido.

“Os recursos do planeta são finitos, não se criam. Os produtos são mais do que você consumir e ter a posse deles. Você é só um usuário do produto e precisa apenas que ele tenha uma performance ideal”, explicou a especialista em economia circular do Sistema Firjan, Carolina Zocolli.

O programa Rio em Foco foi ao ar nessa segunda-feira (26/12/2016), às 22h, no canal 12 da Net, e terá reprises no sábado, (31/12), às 17h00, e domingo, (01/01/2017), às 20h. Você pode assisti-lo em nosso canal no YouTube: Fim de mais um ciclo: os melhores momentos de 2016.