Retrospectiva do Rio em Foco 2016 aborda empreendedorismo, desburocratização e Jogos Olímpicos 2016

O Rio em Foco dessa segunda-feira traz a retrospectiva dos principais programas 2016. Num ano marcado pela recessão econômica e por muita incerteza, a busca por saídas se traduziu em oportunidades para muitos. O surgimento de novos empreendimentos, a necessidade de eliminar os gargalos causados pela burocracia, contribuindo para melhorar o ambiente de negócios do Rio e a competitividade do estado, estiveram em pauta ao longo de todo ano.

“No momento de crise, o empreendedorismo pode ser uma janela, mas é preciso muita capacitação e informação sobre o que você quer fazer. Recomendamos elaborar o negócio primeiro no papel e testar todas as oportunidades antes de investir”, explica Renato Regazzi,  gerente de grandes empreendimentos do Sebrae-RJ.

 No primeiro programa especial de fim de ano, foram destacados também o Plano Estratégico de Logística e Cargas (PELC 2045) e o E-Metrópole, que nasceram com o objetivo de contribuir para a criação de políticas públicas em diversas áreas, como mobilidade urbana e saneamento.

 “O que motivou o desenvolvimento desse plano é o fato de que todo o ativo de transporte do Rio de Janeiro, como aeroportos e portos, funcionavam sem lógica e coordenação única”, afirma o presidente da Fetranscarga, Eduardo Rebuzzi. Já o E-Metrópole busca elaborar metas e integrar os 21 municípios da região metropolitana. “Visamos aprimorar a gestão, integrar as políticas, conhecer melhor a cartografia das cidades e, por fim, melhorar a administração tributária”, disse o diretor executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro.

 O sucesso dos Jogos Olímpicos Rio 2016, suas oportunidades e o dia seguinte também tiveram espaço nesta retrospectiva. "Durante 30 anos, vínhamos esperando as Olimpíadas no Brasil. Elas chegaram. Agora temos que olhar o seguinte: depois de termos um ciclo de grandes eventos, como vamos alavancar o setor e trazer uma nova unidade para o esporte brasileiro?" questiona Lúcio Macedo, especialista em marketing esportivo.

 A primeira parte da retrospectiva 2016 vai ao ar nessa segunda-feira (19/12), às 22h, na TV Alerj, canal 12 da Net, com reprises no sábado (24/12), às 17h, e domingo (25/12) às 20h.  A TV Alerj também pode ser assistida pelo site www.tvalerj.tv