Rio em Foco discute os desafios do desenvolvimento sustentável

“Desafio é a palavra. Apesar de ainda termos 15 anos para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), não dá para esperar, é preciso agir, mudar paradigmas. Os ODS têm a ver com a vida das pessoas no planeta e precisamos envolver as comunidades, empresas e governos. É preciso mobilização, não pode ficar ninguém de fora. Ao governo cabe dar o exemplo e também oferecer incentivos e linhas de crédito. Precisamos de compromisso, de políticas públicas que garantam que o tema vai continuar em pauta, de estabilidade para que as empresas possam investir para implementá-las” explica Márcio Pontual,  especialista em políticas do Centro Rio Mais, órgão da ONU, entrevistado do Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira, às 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET).

Em setembro de 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que definem as prioridades globais para 2030 que envolvem acabar com a pobreza, promover a prosperidade, o bem estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. O documento, desmembrado em 169 metas, engloba as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental, e aborda temas como a igualdade de gêneros, a inovação, a justiça, vida na água, saúde e bem-estar, dentro outros. A implementação das ODS requer uma parceria entre governos, sociedade civil e setor privado. 

Para Gabriela Valente, colíder executiva do Rio mais B, a iniciativa privada precisa assumir o seu papel nesse processo. “As empresas que ainda não estão olhando para isso precisam parar e enxergar que o mundo está mudando e elas precisam acompanhar. Esse engajamento é muito importante”, diz. Já sobre a questão governamental, Gabriela ressalta que as medidas em prol do desenvolvimento sustentável são impopulares, mas que precisam ser aprovadas. “Temos de ter maturidade para entender isso e os poderes públicos precisam fazer o que deve ser feito”, finaliza.

A TV Alerj também pode ser assistida pelo site www.tvalerj.tv, e tem reprises no sábado (10/12), às 17h, e domingo (11/12) às 20h.

Assista ao programa Os desafios do desenvolvimento sustentável