Encontro de núcleos de inovação debate propostas de aperfeiçoamento de lei estadual

Com o intuito de promover a articulação entre os atores do setor de inovação, o Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), reuniu nessa quinta (17/11) representantes de 11 dos 24 Núcleos de Inovação Tecnológicas (NITs) fluminenses associados ao Fortec, no Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RJ). O encontro fez parte da agenda da Câmara Setorial de Tecnologia, que vem debatendo a adequação da lei estadual de inovação com base no novo marco regulatório do Governo Federal. “O objetivo é ampliar ao máximo o debate sobre a minuta do anteprojeto de lei, e mapear que avanços são necessários ao fortalecimento do ambiente de inovação do estado do Rio”, explica a subdiretora geral do Fórum, Geiza Rocha.

Ao conhecer o atual status e os projetos dos NITs foi possível identificar os gargalos comuns na elaboração de um ambiente de incentivo à inovação no estado. A falta de cultura de inovação nas instituições foi um dos entraves citados, assim como os recursos escassos e a dependência da fundação de apoio para própria sobrevivência. Outro ponto recorrente foi a inclusão do financiamento da prova de conceito na nova lei estadual. Foi identificada também a necessidade de que as instituições criem uma rede que permita que elas trabalhem em parceria como uma saída para a falta de orçamento. Dentre os destaques está a criação dos NITs dentro das empresas e não mais restritos ao ambiente acadêmico, como o caso apresentado pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

“A Fiocruz possui 21 NITs em todo o país, sendo que 12 ficam no Rio de Janeiro. Porém, encontramos uma dificuldade histórica em interagir com as empresas do estado. A gente enxerga que elas não se sentem encorajadas a investir em inovação, acham que é muito risco”, afirmou Karla Bernardo, gerente do Sistema de Gestão Tecnológica e Inovação da Fundação Oswaldo Cruz.

Segundo Lourença Francisca da Silva, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) a Alerj pode contribuir muito para o desenvolvimento da inovação no Rio. “A gente precisa muito de legislações, políticas públicas e incentivos fiscais em todas as esferas, seja federal, estadual ou municipal”, disse.

A próxima reunião da Câmara de Tecnologia está marcada para o dia 8 de dezembro. "Queremos reunir o máximo de contribuições e nada melhor do que ouvir quem está na ponta do processo fazendo a inovação acontecer", finalizou Geiza.

Acesse a minuta do anteprojeto de lei que atualiza a lei estadual de inovação - Link

Acesse as apresentações dos participantes do evento:

Link para a apresentação do NIT da Cnen

Agencia de Inovação da PUC-Rio - Link