Reordenação e investimentos em infraestrutura podem transformar o Rio em plataforma multimodal mundial

Prevalecendo-se de sua localização privilegiada, o Rio de Janeiro tem potencial para se tornar uma rota logística importante do país ao implementar a Zona Internacional de Serviços Logísticos (Zis-L). Para isso se tornar realidade é necessário reordenar o sistema logístico do estado visando aumentar a sua competitividade no cenário nacional. Esse foi o centro do debate promovido nesta terça (25/10) pela Câmara de Infraestrutura e Logística do Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em conjunto com o Conselho Empresarial de Logística e Transporte da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio).

Por meio do Plano Estratégico de Logística de Cargas (PELC) RJ 2045, que tem como função servir de base estratégica para a criação de políticas e investimentos direcionados para o transporte de cargas e logística no estado em um cenário de até 30 anos, é possível estabelecer ligações com os grandes centros produtores para a distribuição e escoamento nos mercados consumidores nacionais e internacionais. Estão previstas conexões com o Vale do Paraíba, Minas Gerais, Espírito Santo e o Centro-Oeste. O PELC foi elaborado a partir de um grande levantamento de informações, com apoio do Banco Mundial, e envolveu representantes de entidades públicas e privadas.

“A Zis-L é uma conceituação geográfica de onde o sistema logístico do estado pode chegar com investimentos e ordenamento, uma espécie de trampolim. O PELC propõe a elaboração de propostas para 12 grandes âncoras do transporte de cargas, como os portos do Rio, do Açu e de Itaguaí, além do Aeroporto Internacional Tom Jobim. De que adianta produzir sem conseguir transportar?”, explicou o subsecretário de estado de Transportes, Delmo Pinho.

Entre as iniciativas contempladas fazem parte da carteira investimento na via Dutra e na BR-101,  com a construção da terceira faixa entre Niterói e Manilha, por exemplo. Já na área ferroviária, o principal projeto é a EF -118, Ferrovia Rio-Vitória, com potencial de carga de 100 milhões de toneladas ao ano. "Esses são alguns dos gargalos que precisam ser tratados como prioritários.", afirmou Eduardo Rebuzzi, presidente do Conselho Empresarial de Logística e Transporte da ACRio.

Segundo Paulo Protásio, presidente da ACRio, a sociedade precisa se organizar e participar das questões que dizem a seu respeito. “A implementação da Zis-L é uma iniciativa da ACRio e será responsável por transformar o Estado fluminense em um hub global no setor produtivo nacional. Vamos precisar da ajuda da Alerj para caminharmos nessa direção com a aprovação da governança do PELC”, frisou.

Veja aqui a apresentação do subsecretário de estado de Transportes - Delmo Pinho - link