Fórum da Alerj debaterá desburocratização e competitividade do estado do Rio

Destravar a burocracia existente hoje nas ações do governo e eliminar os gargalos da administração pública são medidas que podem contribuir para melhorar o ambiente de negócios no Rio, aumentando a competitividade do estado, principalmente em um momento de crise econômica. Essa é a discussão que vai pautar o debate sobre desburocratização que o Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizará no dia 14 de março na Casa. Com o objetivo de definir a formatação do evento, a Câmara de Gestão e Políticas Públicas reuniu nessa quinta, dia 11 de outubro, representantes do Sebrae, Fecomércio, Firjan, Clube de Engenharia, CRC-RJ, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RJ).

“Realizaremos o evento sobre desburocratização em 2017 quando os novos gestores municipais já terão tomado posse para que possamos trazer os municípios para essa discussão. A ideia é ter representantes das três esferas de poder com casos de sucesso que possam servir de exemplo e serem replicados”, explicou Geiza Rocha, subdiretora-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio.

O próximo encontro do grupo para fechar a programação do evento “Desburocratização e competitividade. O papel dos governos Federal, Estadual e Municipal” está marcado para o dia 17 de novembro. Na ocasião, os membros da Câmara irão analisar o desempenho do estado no relatório "Doing Business", ferramenta do Banco Mundial que mede o impacto das regulamentações sobre as atividades empresariais ao redor do mundo.