Alerj irá organizar evento para promover ações sobre desburocratização no estado

Divulgar os avanços que o governo vem obtendo para melhorar o ambiente de negócios no estado através da desburocratização e o papel do legislativo nesse processo é o objetivo do evento que o Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), está planejando para o dia 30 de novembro, no Plenário da Casa. A necessidade de levar ao conhecimento do cidadão comum os resultados das ações já tomadas para a diminuição dos entraves foi constatada durante a reunião da Câmara Setorial de Gestão e Políticas Públicas, realizada nesta quarta, no Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RJ).

O intuito é reunir o Comitê de Desburocratização do Estado, os parlamentares, universidades e entidades da sociedade civil organizada para pensar em formas de aprimorar a prestação dos serviços públicos e também em como contribuir para a melhora da competitividade do estado. “É muito bom ver vontade política de rever processos, como alternativa para a crise. Essas ações positivas precisam ser divulgadas. É o tema da hora e não exige esforços financeiros, num momento em o estado passa também por uma crise”, disse Andreia Crocamo, gerente de Políticas Públicas do Sebrae/RJ.

Segundo Leandro Cazeiro, assessor jurídico da Sedeis e vice-presidente do Comitê de Desburocratização do Estado, essa parceria com a Alerj é extremamente importante. ”Só com essa integração é possível avançarmos ainda mais. Não adianta também implementarmos medidas que não cheguem ao conhecimento da população. Acho muito positiva essa oportunidade de apresentarmos nossos próximos passos para o encolhimento da burocracia no estado”, afirmou.

O Comitê de Desburocratização é formado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja); Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ); Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan); Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ); e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Criado em abril de 2015, ele tem como intuito elaborar e propor medidas concretas para promover maior agilidade e transparência na condução de atos e processos administrativos de interesse da população fluminense.