Oportunidades para o fomento dos negócios sociais no estado do Rio começam a ser mapeadas pelo grupo de trabalho do Fórum

Mapear clusters de oportunidade e identificar potenciais conexões entre os atores que podem ajudar a fomentar os negócios sociais no estado do Rio. Esse foi objetivo da dinâmica promovida durante a nona reunião do grupo de trabalho de negócios sociais do Fórum de Desenvolvimento do Rio, realizada nesta quinta-feira, (22/09), na Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (ELERJ). A atividade foi a primeira etapa para a criação de um mapa sistêmico através da troca de informações entre os integrantes do grupo de trabalho.

 A dinâmica foi conduzida pelo cofundador do projeto RUAS, Murillo Sabino, que explicou a importância da elaboração do mapa: “ Precisamos ter uma visão mais ampla do ecossistema de negócios sociais no estado e identificar os atores do setor e suas atividades. Quando temos isso colocado no papel, nós conseguimos perceber quais são os pontos de alavancagem para os negócios sociais e como podemos influenciar em alguma mudança.” 

Ao fim da atividade, os participantes identificaram como ações necessárias para impulsionar o setor: maior aproximação com agências de microcrédito, como a agência estadual de fomento (Agerio) e dar maior visibilidade no âmbito digital para as atividades do setor promovendo o esclarecimento de como funcionam os negócios sociais.

O grupo pretende apresentar as conclusões a que chegaram os grupos na próxima reunião marcada para o dia 21 de outubro: “Precisamos reunir mais pessoas participando para que o mapa seja uma representação mais fiel possível do ecossistema de negócios sociais”, concluiu Murillo.

Assista matéria da TV Alerj sobre a reunião - link