Investimento público e privado estimula crescimento de empresas de inovação do estado, revela pesquisa

As empresas fluminenses estão apostando no capital misto (público e privado) para o desenvolvimento de projetos de inovação. Segundo a Pesquisa de Conversão dos Recursos Públicos Destinados à Inovação, mais da metade delas, ou seja, 61%, conseguiu transformar os recursos públicos e privados obtidos em novos produtos para o mercado, enquanto que 45,2% das que utilizaram apenas capital público inovaram. A maior parte do financiamento adquirido destina-se à compra de máquinas e equipamentos e a investimento em Pesquisa e Desenvolvimento na estrutura interna. 

 

“O financiamento para inovação é sem dúvidas uma prioridade para as indústrias. É por meio dele que as empresas minimizam os riscos inerentes ao processo inovativo e geram competitividade”, avalia Bruno Gomes, diretor de inovação do Sistema FIRJAN.

Os editais de fomento também são importantes ferramentas para o desenvolvimento tecnológico das companhias. No estado, 52% das microempresas conseguiram inovar a partir deles. Um exemplo desse resultado pode ser encontrado na Guepardo Sistemas, que conseguiu aprovação do projeto para emissão de laudos a distância para exames de imagem a baixo custo pelos editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) quanto do SENAI SESI de Inovação, ambos com contrapartida.

 

Confira a pesquisa na íntegra: link