SuperaRio discute propostas para o desenvolvimento na região dos lagos

Fortalecer o turismo, a pesca, e investir na a melhoria dos serviços de energia elétrica e internet. Essas foram as principais medidas defendidas para o desenvolvimento da Região dos Lagos na última etapa do projeto Supera Rio, promovido pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento do Estado, órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) com a Inter TV, afiliada da Rede Globo, realizada no município de Cabo Frio, nesta segunda-feira (27/06). A região, considerada uma das mais belas do litoral fluminense, marcada pelo turismo e pela indústria do sal, reúne dez municípios, tem 790 mil habitantes e é responsável por 7,4% do PIB estadual.

O SuperaRio já esteve em Nova Friburgo, na Região Serrana, em Campos, no Norte do Estado e, em Itaperuna, no Noroeste Fluminense. Ao final de cada encontro é redigida uma carta com as propostas apresentadas. Em todas as localidades foi defendida a criação de uma câmara de desenvolvimento regional.

"É necessária uma visão regional, não podemos mais olhar só para o município. Vamos propor uma lei que garanta a permanência das câmaras, independente dos governos, para debater saídas com o objetivo de alavancar o desenvolvimento das cidades, levando em conta as características dos municípios e regiões", explicou o deputado Wanderson Nogueira (PSol),um dos idealizadores do projeto. Segundo o parlamentar, o Supera Rio não é fim e sim o começo. "Precisamos falar de desenvolvimento todo o tempo. Essa câmara vai ouvir a sociedade e transformar os estudos já existentes em planos de ação", enfatizou Wanderson.

A secretária geral do Fórum, Geiza Rocha, adiantou que na próxima semana acontecerá uma reunião com os deputados, na sede da Alerj, para debater o conteúdo das cartas que foram escritas durante os eventos. "Nesse encontro vamos ver o que é competência da Alerj. O que pode ser transformado em lei, o que pode virar uma indicação legislativa e o que merece ter o debate aprofundado", explicou Geiza.

Presentes no evento desta segunda-feira,os deputados Jânio Mendes (PDT), Waldeck Carneiro (PT) e Márcia Jeovani (DEM) se comprometeram a aprofundar, no Parlamento, as propostas apresentadas durante as etapas do projeto."Cada região tem o seu diferencial e é isso que vamos levar em conta na hora de analisar as propostas e transformá-las em ações concretas para ajudar o estado a sair dessa crise", disse a deputada."Essas propostas certamente nos ajudarão a construir dias melhores no estado", conclui o deputado Jânio Mendes.

Alternativas de desenvolvimento

Uma mesa de debates com a participação de lideranças, especialistas e políticos apresentou alternativas de desenvolvimento para a região. O representante da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Djalma Medeiros, disse que a região conta com 964 estabelecimentos hoteleiros mas somente 40% estão regularizados. "É preciso buscar meios para legalizar esses espaços. Eles geram emprego, impostos e fidelizam a região. Diminuir a carga tributária pode ajudar a resolver esse problema'', disse.

O presidente regional da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Luiz Césio Alves, defendeu a expansão do turismo, o desenvolvimento dos setores de apoio à exploração de petróleo e o fortalecimento dos setores de alimentos e bebidas. "70% do sal que abastece o estado do Rio é produzido na região. Precisamos ampliar esse número a nível nacional, já que no país somente cerca de 4% do sal consumido vem da região", disse. Luiz Césio acrescentou ainda que é preciso criar um plano regional de desenvolvimento incluindo as inter relações com outras regiões do estado.

Professor de Economia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Bruno Leonardo defendeu a articulação de ideias através do funcionamento da câmara de desenvolvimento regional. "O desenvolvimento precisa ser planejado. Precisa ser trabalhado para dar os resultados esperados, inclusive na questão orçamentária", pontuou. O prefeito de Araruama, Miguel Jeovani também participou do encontro.

Leia a carta redigida ao final do encontro com as propostas para a Região dos Lagos

Acesse a apresentação dos participantes

Participantes falam sobre propostas para a região norte

Leia a transcrição do evento