Alternativas para o desenvolvimento do estado são discutidas no norte fluminense

Impulsionar o crescimento econômico do estado do Rio por meio de um planejamento integrado entre diversos municípios. Essa foi uma das principais medidas defendidas durante o encontro do projeto Supera Rio, promovido pelo Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado, órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) com a Inter TV, afiliada da Rede Globo, realizado no campus da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) em Campos dos Goytacazes, nesta segunda-feira (20/06).

O deputado Bruno Dauaire (PR) afirmou que, para que a região volte a crescer, é necessário um planejamento efetivo de políticas e ações coordenadas entre municípios da região e o estado. O Norte Fluminense reúne nove cidades, responsáveis por 14,8% do PIB estadual, e tem 905 mil habitantes.

“Precisamos debater o crescimento ordenado do Norte do estado. Não há crescimento sem um projeto de desenvolvimento”, disse o parlamentar. Dauaire disse ainda que é preciso rever o pacto federativo. “Os municípios precisam de mais autonomia financeira”, afirmou. O Supera Rio já esteve em Nova Friburgo, na Região Serrana e ainda acontecerá em mais duas regiões do estado. Ao final de cada encontro é redigida uma carta com as propostas apresentadas durante a reunião.

O deputado Geraldo Pudim (PMDB), defendeu o investimento no agronegócio como alternativa para a superação da crise econômica. “A retomada do desenvolvimento da nossa terra passa pela vocação da nossa região que está no agronegócio, na agricultura familiar. Essa é a grande indústria que o município de Campos tem. Nós temos duas estradas federais cortando a região, um aeroporto alfandegário e o Porto do Açu. Além disso, ainda temos capacidade técnica e possibilidade de buscar recursos. Precisamos investir nisso”, disse o deputado, que conduziu o evento.

Debates

Uma mesa de debates com a participação de lideranças, especialistas e a sociedade apresentou alternativas de desenvolvimento para a região. O presidente regional da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Fernando José Aguiar, defendeu a criação, preservação e adequação de zonas industriais e empresariais, além da adaptação da logística e da mobilidade urbana - link da apresentação. “É necessário adequar a infraestrutura dos distritos e condomínios industriais existentes e criar um plano diretor regional de desenvolvimento, incluindo as inter-relações com outras regiões do estado”, destacou.

Segundo Aguiar, as potencialidades locais também precisam ser levadas em conta. “É preciso novos olhares para identificar potenciais e torná-los fontes de desenvolvimento econômico em harmonia com o perfil e as tradições produtivas locais”, disse o representante da Firjan.

O professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense, Linovaldo Miranda Lemos, propôs a implementação de um modelo de orçamento participativo - link da apresentação. "Ele delega poder e amplia a participação da sociedade para além do período eleitoral, além de aproximar o cidadão dos administradores públicos”, explicou Linovaldo.

 Programe-se

Os próximos eventos acontecerão em Itaperuna (24/06) e Cabo Frio (27/06). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (21) 2588-1352 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Leia a carta redigida ao final do encontro com as propostas para a Região Norte

Acesse a apresentação dos palestrantes

Participantes falam sobre propostas para a região norte

Leia a transcrição do evento