A Ecogastronomia, movimento que defende o uso de ingredientes frescos e sem agrotóxicos ou conservantes químicos, valorizando sabores locais e a consciência ambiental já movimentou em 2016 no Brasil R$ 2,6 bilhões. Mesmo em crescimento, para quem quer investir no setor o desafio ainda é grande: “ Para quem quer produzir orgânicos, o desafio é desde o princípio, já que é difícil encontrar o material genético necessário, o mercado é todo voltado ainda para a agricultura tradicional “, explica o fiscal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Roberto Mattar. Para a diretora da Sociedade Nacional de Agricultura, Sylvia Wachsner, os problemas de logística enfrentados por produtores são outro entrave. "Continua sendo muito caro transportar esses alimentos, com pedágio e 1 hora de trajeto para chegar as cidades.”
Ambos são convidados do Programa Rio em Foco desta segunda-feira (06/06), que vai ao ar na TV ALERJ (canal 12 da NET). Um dos maiores entraves deste mercado ainda é a desconfiança dos consumidores. Em matérias veiculadas recentemente, produtos com agrotóxicos foram flagrados sendo vendidos como orgânicos. Mattar explicou quais certificados o consumidor deve exigir e fez um apelo: “ Estamos de olho, mas precisamos que o consumidor denuncie e faça este trabalho conosco”, enfatizou.
Assista ao programa - link