Estudo do IPEA sobre informalidade e barreiras da formalização será apresentado em Fórum da Alerj

De que forma a burocracia impede o desenvolvimento e acaba sendo uma barreira também para a formalização dos negócios? Essas e outras questões relacionadas a desburocratização serão apresentadas pelo pesquisador Mauro Oddo Nogueira, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) na próxima reunião da Câmara Setorial de Gestão e Políticas Públicas, agendada para quarta-feira (11/05), às 10h, no Conselho Regional de Contabilidade, Rua Primeiro de Março, 33 - 18º andar.  

“A ideia é falar da construção social da informalidade e da seminformalidade no Brasil, das barreiras extraeconômicas para a formalização", adiantou Oddo, autor do trabalho que vai virar livro, ainda sem título, e que traz uma análise dos fatores que, para além de uma avaliação racional de custo X benefício, induzem os agentes econômicos a operarem na informalidade. Segundo o pesquisador, são consideradas três perspectivas de construção: a histórica, a institucional e a simbólica. A previsão é de que o livro do IPEA seja lançado no segundo semestre desse ano.

A cultura da burocracia e os avanços do processo de desburocratização já vem sendo amplamente discutidos pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio que recebeu em abril o procurador do estado Anderson Schreiber, responsável pela criação do Descomplique-RJ para falar sobre os medidas já tomadas pelo Comitê de Desburocratização do Estado.  Veja a matéria: http://bit.ly/1s7mSAl

Serviço:

Reunião da Câmara Setorial de Gestão e Políticas Públicas

Data: 11/05/16

Horário: 10h às 12h

Endereço: Conselho Regional de Contabilidade - Rua Primeiro de Março, 33, 18º andar - Centro, Rio de Janeiro.

Informações e inscrições: 2588-1352 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.