Jogos Olímpicos podem alavancar internacionalização de empresas de TI

As Olimpíadas podem gerar boas oportunidades de negócios para o setor de tecnologia da informação no Rio Janeiro. A expectativa é que o principal evento esportivo do mundo possa contribuir também para a internacionalização das empresas de TI do país. “Os principais escritórios internacionais estarão no Rio para os Jogos e será uma grande oportunidade de fazer contatos. É preciso estar atento a isso”, afirmou John Forman, vice-presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Rio (TI-Rio) e também um dos organizadores do RioInfo, evento referência de TI, que esse ano tem a cidade olímpica como tema. Durante a reunião da Câmara Setorial de Tecnologia, do Fórum de Desenvolvimento do Rio, realizada nesta terça (03/05), no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RJ), os participantes puderam conhecer em detalhes a programação do RioInfo e discutir as possibilidade de negócios visando ao desenvolvimento do ecossistema da tecnologia da informação.

Manoel Segadas, da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assepro-RJ), afirmou que essa é uma oportunidade que não pode ser perdida. “Estamos vendo que o Rio de Janeiro entrou na pauta dos países estrangeiros e a procura vai aumentar muito com os Jogos”, afirmou, ressaltando que nos últimos meses a Assespro tem recebido mais estrangeiros em missão querendo conhecer as empresas de TI do estado. 

“As Olimpíadas estão espalhadas nos mais diversos temas nessa 14ª edição da RioInfo. Isso traz possibilidades interessantes. No Salão da Inovação, a inspiração foram as Paralimpíadas e como melhorar a vida do cidadão de uma maneira geral”, disse Alberto Blois, da RioSoft e também co-organizador da RioInfo, que acontece de 4 a 6 de julho no Centro de Convenções Sulamérica. Outro diferencial do evento é a rodada de negócios, que em 2015 movimentou R$ 16 milhões ao longo de todo ano e favoreceu o estabelecimento de parcerias entre empresas nacionais e estrangeiras. “Essa sessão de negócios incentiva as empresas a darem um passo na internacionalização”, completou Blois. 

A competitividade da TI brasileira, as políticas para o setor, assim como as novas profissões gerada pelo mercado serão temas de discussão no RioInfo, que apresenta também avanços tecnológicos nas áreas de educação, saúde, cidades inteligentes, além de trazer outros setores da economia para debater a TI. Inscrições e informações sobre a RioInfo no site: www.rioinfo.com.br