Produção imobiliária e mobilidade urbana são temas do Rio em Foco

Estudo recente revela que a cidade do Rio de Janeiro tem o terceiro pior trânsito do mundo. Segundo a pesquisa, os motoristas cariocas perdem 47% do seu tempo em engarrafamentos. Para especialistas, a ausência de um planejamento de mobilidade adequado acabou gerando um desequilíbrio no município, levando-se em conta ainda o boom imobiliário dos últimos anos, ampliando as ofertas de condomínios com infraestrutura de lazer, mas em áreas afastadas dos centros econômicos. O Rio em Foco que vai ao ar nessa segunda (04/04), às 22h, na TV Alerj (Canal 12 da Net), aborda a produção imobiliária e a mobilidade urbana.

“Precisamos de um modelo que permita que você more e trabalhe perto, do contrário, o condomínio/clube força uma situação de bairro dormitório, você simplesmente mora ali naquele local, não acessa redes, está ilhado. A gente não deveria admitir que uma pessoa gaste mais de 40% do seu tempo se deslocando de casa para o trabalho ou de casa para a escola. É preciso ofertar opções para os cidadãos que estão se movimentando dentro da cidade e isso envolve ter uma rede articulada de transporte”, afirma Pedro da Luz, presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil do Rio de Janeiro (IAB-RJ).

Para Iuri Moura, gerente de Desenvolvimento Urbano do Instituto de Políticas e Transportes e Desenvolvimento (ITDP), além de uma rede hierarquizada de transporte, onde os transportes ativos, como a bicicleta, estejam integrados ao sistema de média e alta capacidade e faz uma ressalva: “As ofertas de emprego estão muito concentradas na cidade do Rio. É preciso levar as oportunidades para o restante da região metropolitana porque numa cidade dessa dimensão não basta mais investir apenas em transporte público”, finalizou.

Saiba como sintonizar o Rio em Foco no interior do Estado do Rio de Janeiro.(http://www.tvalerj.tv/Sintonia.do) 

Assista ao programa - link