O atual cenário econômico do estado e a mudança no calendário de pagamentos demandam uma maior organização das finanças e uma atenção maior com os projetos pessoais. Pensando em criar ferramentas para que os servidores, comissionados e terceirizados da ALERJ possam atravessar esse momento com maior tranquilidade, a Comissão de implantação da A3P, em parceria com a Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (ELERJ) e com o programa de voluntariado da classe contábil do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC-RJ), está implantando e construindo na ALERJ o programa de educação financeira pessoal. Para dar início ao projeto, será realizada no dia 14 de abril, às 9h, uma palestra inaugural de sensibilização com o tema “Educação Financeira na Prática”, no auditório da ELERJ. Ministrado pelo professor Luiz Antonio Leal, o evento é aberto ao público.
O programa divide-se em três partes, incluindo a palestra, curso de planejamento financeiro pessoal e grupos de acompanhamento. "A estratégia nacional de educação financeira prevê a mudança de comportamento dos indivíduos a partir de uma prática orçamentária que viabilize seus planos de vida. Isso significa ajustar estilo de vida à renda", explica o professor Luiz Antônio Leal, da UFRJ e conselheiro do CRC-RJ.
Para a Comissão de Implantação da Agenda Ambiental da Administração Pública, o eixo qualidade de vida precisa ser trabalhado num sentido mais amplo. “Sustentabilidade é mudança de atitude e para que possamos viabilizar projetos na Casa precisamos de colaboradores motivados", ressalta o presidente da Alerj Jorge Picciani, que assinou no ano passado a adesão da Alerj à A3P, programa do Ministério do Meio Ambiente que prevê o apoio aos órgãos públicos para a implantação das leis e normas ambientais.
Na palestra os inscritos poderão conhecer as ações que precisam ser feitas para um planejamento financeiro pessoal, que prevê empoderamento das pessoas para que elas possam traçar o seu destino de forma mais segura. "Esse processo não é imediato, leva tempo implantarmos as mudanças e ajustarmos o leme e começarmos a pilotar a própria vida", explica o professor.
Já o curso, com data ainda a ser definida, será planejado a partir das respostas ao questionário disponibilizado - link para todos os presentes durante a palestra de sensibilização e distribuído pela rede social corporativa aos funcionários que não puderem estar presentes. A partir das respostas serão traçados o perfil e a programação de ações que serão realizadas ao longo do ano.
O objetivo é ajudar os participantes a controlar seus ganhos e gastos a fim de evitar problemas de ordem física e emocional. Serão abordados temas como: gestão do endividamento; processo orçamentário pessoal ou familiar (planejamento, execução e controle); poupança (fundo de emergência) e investimentos, compras, perdas e desperdício (praticando o desapego); aposentadoria (oficial, privada e própria), seguros e gestão de risco e defesa do consumidor.
As inscrições para a palestra podem ser feitas até o dia 13 de abril pelo link: goo.gl/XUXmtg
Serviço:
Palestra “Educação Financeira na Prática”
Data: 14 de abril de 2016
Horário: 9h às 11h
Local: Auditório da ELERJ, Rua da Alfândega, nº 8, 7º andar.
Outras informações pelo telefone: (21) 2588-1373 ou pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.