Fórum vai debater como viabilizar parcerias público-privadas em pequenos projetos

“Projetos de concessão e parcerias público-privadas (PPPs) são a única saída para manter o setor de engenharia aquecido”, a afirmação foi do presidente executivo da Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (AEERJ), Luiz Fernando Santos Reis, durante a reunião da Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística do Fórum de Desenvolvimento do Rio. No encontro realizado nesta terça (07/03), na sede da AEERJ, representantes do segmento se mostraram preocupados com a queda nos investimentos do poder público no setor com o desaquecimento da economia.

“As perspectivas são bastante preocupantes. O estado do Rio está numa situação difícil. Os investimentos em infraestrutura foram reduzidos, praticamente não há licitação na área. Se formos depender apenas do governo, o setor vai sofrer um hiato muito grande”, complementou Luiz Fernando, que durante a sua apresentação analisou as modalidades de PPPs dos governos na esfera municipal e estadual e avaliou que as propostas já em andamento não tem espaço para a participação das empresas fluminenses de engenharia.

“É preciso ampliar o escopo das concessões de PPPs também para outras áreas no intuito de criar mercado”, afirmou Luiz Fernando, que apresentou como proposta desmembrar grandes projetos em pequenos, fazendo pools para que as empresas tenham obras para executar.

“Não há dinheiro para fazer tudo que o governo precisa, por isso é notória e óbvia a necessidade de parcerias com o setor privado, não concentrando tudo em poucos players também”, disse Cristiano Prado, diretor executivo da Associação Brasileira de Consultores de Engenharia (ABCE).  Pensando em como destravar os investimentos em infraestrutura em 2016 no Brasil e na América Latina, a ABCE promove um seminário internacional sobre o assunto pela visão da engenharia. O evento faz parte das comemorações de 50 anos da instituição e contará com a presença do ministro Valdir Simão, pela primeira vez no Rio. Para mais informações e inscrição basta acessar o site da ABCE ou entrar em contato pelo telefone: 21 2215-1401

“O que foi trazido nessa reunião foi a necessidade de pensar alternativas que permitam a sobrevivência das empresas e sua competitividade nesse momento de crise. Em abril, vamos aprofundar as propostas apresentadas mostrando casos concretos em que esses contratos de manutenção ocorreram. E vamos convidar os deputados para conhecer esses projetos”, explicou Geiza Rocha, subdiretora do Fórum de Desenvolvimento da Alerj. A próxima reunião da Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística está marcada para o dia 15 de abril, às 10h, no Auditório Senador Nelson Carneiro.

Acesse aqui na íntegra o material apresentado pelos palestrantes:

Luiz Fernando Santos Reis - presidente executivo da Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (AEERJ)

Cristiano Prado -  diretor executivo da Associação Brasileira de Consultores de Engenharia (ABCE)

Assista a matéria da TV Alerj sobre a reunião