Programa Compra Rio promove o encadeamento produtivo

Incrementar o volume de compras de produtos e serviços no estado do Rio aproximando micro, pequenas e médias empresas de companhias âncoras por meio da promoção de Rodadas e Encontros de Negócios é o propósito do Compra Rio, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços. Criado em 2004 e com 99 Rodadas de Negócios já realizadas, o programa coloca frente a frente fornecedores e compradores, contribuindo para o encadeamento produtivo com a geração de novos postos de trabalho e aumento de renda da população. Mais de cinco mil fornecedores foram beneficiados pelo programa. Para falar sobre o assunto, o Rio em Foco, que vai ao ar nesta segunda, às 22h, na TV Alerj (Canal 12 da Net), entrevista a subsecretária estadual de desenvolvimento econômico, Dulce Ângela, e o gerente de associativismo da Firjan, Luis Roberto Arruda.

 “A intenção do programa é comprar mais no Rio, como o próprio nome diz. Quando pegamos uma empresa âncora, ela manda uma lista com as suas demandas e nós vamos em busca dos fornecedores que têm interesse em atender com qualidade, no tempo estipulado, promovendo o encadeamento produtivo”, explica Dulce.

“Com o atual momento econômico há uma necessidade do empresariado de buscar novas oportunidades, conhecer novos mercados de compras e serviços, além da oportunidade de divulgar o seu trabalho e conhecer outros. Temos uma meta de fazer 10 eventos no interior do estado, ao longo do ano, mobilizando também o empresariado local”, afirmou Luis Roberto. A Firjan é uma das parceiras do programa Compra Rio. 

A próxima Rodada de Negócios acontece no dia 29 de março, de 13 às 17h30, na Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA – Av. Rio Branco, 10, 4º andar). Dez dias antes do evento será divulgada no site do Compra Rio a lista com as demandas dos Correios, empresa âncora da vez.

Assista ao programa - link