A presidente do Instituto de Terras e Cartografia do Estado (Iterj), Elizabeth Mayumi, convidou nessa quarta-feira, (02/03), os presidentes de associações de moradores para uma reunião no dia 14/03, às 11h, na sede do ITERJ para a apresentação dos passos que precisam ser dados para a regularização fundiária. Na ocasião, ela e sua equipe tirarão todas as dúvidas a respeito dos documentos, e do processo. “Apesar da crise, não vamos paralisar o processo. É fundamental a presença dos lideres para debatermos em quais comunidades vamos começar e isso será decidido nessa reunião, com quem estiver lá”, completou Mauymi. O Iterj fica localizado na rua Regente Feijó, nº 7 – 5º andar.
Durante a reunião, a diretora do Projeto Justiça Itinerante, Marinete Tani, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), reforçou a informação de que o ônibus do projeto Justiça Itinerante estará quinzenalmente, sempre as quartas-feiras, de 9h as 15h estacionado no Centro de Preparação de Oficiais da Reseva (CPOR) para atender a comunidade. Magistrados e servidores, e representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, prestam serviços voltados ao Direito de Família (divórcio, conversão de união estável em casamento, ação de alimentos, reconhecimento de paternidade, etc.) e a causas ligadas aos Juizados Especiais Cíveis e de registro civil.
Oportunidades de capacitação também foram apresentadas. O vice-presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Ubirajara Cabral, divulgou edital com 700 vagas disponíveis em todas as unidades da Faetec e que serão preenchidas por meio de sorteio. Os cursos são voltados a pessoas que estão no segundo ano do Ensino Médio ou que já tenham se formado. As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de março, por meio do site www.faetec.rj.gov.br Não há taxa de inscrição.
O coordenador da ONG Luta Pela Paz, Pedro Artur, comunicou que a ONG está oferecendo vagas para turmas de ensino fundamental para jovens de 16 aos 29 anos. O interessados devem se inscrever na sede da entidade, na Comunidade Nova Holanda, na rua Teixeira Ribeiro, nº 900. Outra oportunidade de ensino gratuito foi apresentada pelo presidente do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM), Luiz Antônio Ribeiro. Em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 30 vagas para turmas de alfabetização no turno da noite serão oferecidas a partir do dia 15 de Março. As inscrições devem ser realizadas na sede da ONG, na Praça dos Caetés, 07, Morro de Timbau, na Maré.