Alerj participa de seminário sobre sustentabilidade na administração pública do MPRJ

Para disseminar os princípios sustentáveis aplicados às atividades cotidianas e alinhar as práticas sustentáveis entre os diversos órgãos públicos, o Ministério Público realiza no dia 3 de março, às 10h, o seminário “Sustentabilidade e a Administração Pública”, no auditório da sede do MPRJ.  O evento busca a troca de experiência entre gestores que desenvolvem projetos nas instituições públicas signatárias da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), programa do Ministério do Meio Ambiente que promove a adoção de políticas de responsabilidade socioambiental no setor público.  O deputado estadual Carlos Minc, ex-secretário estadual de Meio Ambiente e ex-ministro do Meio Ambiente, será um dos palestrantes do encontro.

“Começamos a trabalhar a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), em 2007, quando estive à frente da Secretaria de Estado do Ambiente. Reciclamos papéis usados, que o ar condicionado fosse do tipo mais econômico, e conseguimos avançar em várias questões. Já nos dois anos em que estivemos no Ministério do Meio, avançamos muito com a A3P, premiando as melhores experiências de reaproveitamento da água, a diminuição do consumo de energia, na diminuição do consumo de papel. Isso tudo, dentro do princípio de que a administração pública tem que dar o exemplo. E o Ministério Público está justamente implantando sua A3P, assim, como a Alerj têm avançado na questão da reciclagem, na orientação do reaproveitamento do papel, entre outras. Inclusive, já fizemos isso com o Poder Judiciário aqui do Rio, onde eles implantaram programas bem legais de construções sustentáveis de teto verde”, disse Minc.

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aderiu à A3P em abril de 2015 e desde então vem se empenhando na implantação de práticas que promovam a consciência ambiental por meio da mudança de hábitos. Entre as medidas já adotadas estão a redução do consumo de copos descartáveis e a adoção da ECONFONT VERA SANS, software projetado para reduzir o uso de tinta em até 50% nas impressões econômicas, sem perda de qualidade, em todos os computadores da Casa. A próxima iniciativa a ser adotada é o projeto Alerj sem Papel, com a informatização de documentos e processos administrativos, agilizando todas as etapas do andamento de um processo, que poderão ser feitas on-line e com segurança por meio de certificados digitais.

Também estão confirmados no evento o o desembargador Jessé Torres Pereira Júnior, que preside a Divisão de Gestão Ambiental do TJRJ; o procurador-geral do TCE-RJ, Sergio Cavalieri Filho; o presidente do Instituto Pereira Passos e da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Sergio Besserman Vianna; o especialista em políticas públicas e gestão governamental do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Renato Cader da Silva; a diretora da Agenda A3P no Ministério do Meio Ambiente, Raquel Breda dos Santos, e a supervisora da Seção de Gestão Socioambiental do TRF-2, Carla Beatriz Lesser.

Serviço:

Seminário Sustentabilidade e a Administração Pública

Data: 03/03/2016

Horário: 10h

Local: Edifício-Sede do Ministério Público – Av. Marechal Câmara, 370, 9ª andar, Centro, Rio de Janeiro.

Informações: (21) 2550-9060/9059