Programa de Microcrédito para pequenos empreendedores é ampliado para outros municípios do Estado

No final de 2015 a Assembléia Legislativa do Estado do Rio (ALERJ), aprovou a lei 7039, que expandiu o microcrédito produtivo orientado, programa da AgeRio inicialmente focado em comunidades pacificadas, para outros municípios do Estado. O panorama atual do programa e o processo de ampliação para o estado são temas do Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda (15/02), às 22h, na TV Alerj (Canal 12 da Net). "Estamos implantando o programa em 12 municípios, mas é importante que as prefeituras estejam preparadas para lidar com os empreendedores que solicitarem o crédito", afirma Domingos Vargas, presidente da AgeRio e um dos entrevistados do programa.

Vargas também destaca o crescimento e sucesso do microcrédito nos últimos anos: "Em 2013, tínhamos dois mil empreendedores e dois anos depois chegamos a 10 mil". Manuel Thedim, presidente do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (Iets) defende a eficácia do programa: "O impacto deste capital para o PIB estadual ainda é pequeno, mas para o território onde ele se encontra faz uma diferença enorme. A visão do microcrédito deve ser sempre territorial."

Marcelo Andrade e Joana Nunes são exemplos de como o programa tem o poder de ajudar microempreendimentos. Marcelo abriu um bistrô no Complexo do Alemão onde comercializa além de cervejas importadas, a sua própria cerveja: A Complexo do Alemão Bier. Joana foi vencedora do prêmio da Agerio em 2015 na categoria mulher empreendedora pelo trabalho desenvolvido em sua escola, no Complexo da Maré. "O microcrédito foi fundamental para a ampliação do negócio, sem ele eu não iria conseguir", lembra Marcelo.

A partir de terça-feira, (16/02), o programa também estará disponível no site: www.querodiscutirmeuestado.rj.gov.br/rioemfoco

Assista ao programa - link

 

Confira os canais em que a TV Alerj é exibida no estado do Rio: