Nova Friburgo se estrutura para a construção de pólo audiovisual

Mais de quatrocentas pessoas e empresas envolvidas no setor de produção de conteúdo audiovisual, cinco canais de TV locais, locações espetaculares e um custo de produção mais baixo do que na capital credenciam Nova Friburgo como um município propício a ter o seu próprio pólo audiovisual. A estruturação da cidade no processo de construção desse pólo é o tema do Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda (01/02), às 22h, na TV Alerj (Canal 12 da Net).

 “O diferencial de Friburgo é o fato de ele já ter uma produção local adiantada”, afirma Silvia Rabello, presidente do sindicato da indústria audiovisual (Sicav) e uma das entrevistadas do programa. Sobre a importância desse setor da economia criativa, Silvia vai além. “O audiovisual é o petróleo do século XXI. Se a gente entender o audiovisual como a indústria que realmente é, o Rio de Janeiro poderá sair dessa situação atual porque esse mercado continua crescendo acima de qualquer outra atividade no país, mesmo com a crise”.

O desenvolvimento do setor no interior do estado pode fazer com ele se torne um dos principais geradores de emprego na economia criativa desenvolvendo não só o audiovisual com o também toda uma cadeia de serviços.

Raymundo Bastos, presidente do Instituto Serrano de Economia Criativa (Isec) faz coro ao discurso de Silvia. “É um setor que alavanca outros setores da economia como hotelaria, transporte e comércio. E por que Friburgo? Porque Friburgo tem lugares bonitos com boa estrutura de hotelaria, gastronomia com custos de serviço mais baixos”.

Assista ao programa - link