O programa Rio em Foco faz uma retrospectiva dos principais eventos e reuniões de câmaras setoriais realizadas em 2015 com temas importantes para o desenvolvimento do estado e que ainda estarão em pauta no próximo ano. Mobilidade urbana, propostas para desenvolvimento da indústria e a crise hídrica, além do legado das Olimpíadas para a população são alguns dos assuntos abordados no Rio em Foco, que vai ao ar nessa segunda-feira (28/12), às 22h, na TV Alerj, no canal 12 da Net.
Os planos Diretor de Transporte Urbano (PDTU) e de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS), que contaram com a participação popular em suas concepções, foram apresentados juntos pela primeira vez num mesmo evento. Os secretários estadual e municipal de transportes anunciaram os planejamentos a longo prazo para a mobilidade no Rio de Janeiro e definiram como prioridade a expansão do BRT para a região metropolitana, além de novas linhas municipais, da Linha 2 do metrô e discutiram também a integração entre os diferentes modais por meio de uma tarifa única de forma que o cidadão não seja onerado.
“O BRT é o modal de transporte que mais cresce no mundo, um caso importante de sucesso na cidade do Rio de Janeiro e que agora o Estado planeja levar pata o transporte intermunicipal”, afirmou o secretário estadual de transporte, Carlos Roberto Osorio.
O desenvolvimento da indústria no estado do Rio de Janeiro e as propostas para que ele alavanque é outro assunto de destaque no programa. Baseadas no livro “Diálogos Empresariais”, dos autores Renato Dias Ragazzi, Mauro Custódio Varejão e Carlos Augusto Di Giorgio Sobrinho, que traz uma síntese da realidade da indústria fluminense sob a ótica dos próprios envolvidos. As propostas discutidas durante a reunião da Câmara setorial de Gestão e Políticas Públicas apontaram a tributação como um gargalo para todos os empresários sejam eles de pequeno, médio ou grande porte e não apenas no valor do imposto como também na administração dos mesmos.
“Temos que buscar soluções junto ao legislativo, como resolver na prática a burocracia com legislações”, contou Geiza Rocha, subdiretora do Fórum de Desenvolvimento do Rio.
O futuro do Arco Metropolitano que liga Itaguaí a Itaboraí, a educação olímpica como legado dos megaeventos esportivos para a população, a crise hídrica que afeta todo Estado e as alternativas para reduzir o consumo de água também fazem parte da retrospectiva desse ano e deverão permear novas discussões em 2016.
A partir de terça-feira (29/12) assista a esse programa também no site http://www.rioemfoco.rj.gov.br/. Estão programadas reprises para o próximo sábado (02/01) às 20h e domingo (03/01), às 17h.
Saiba como sintonizar o Rio em Foco no interior do Estado do Rio de Janeiro.
OLALACMSFOTO0foto2OLALACMS