Rio em Foco exibe melhores momentos de 2015 sobre inovação, vocação e sustentabilidade

O programa Rio em Foco de fim de ano reuniu os melhores momentos de 2015 e mostrou que, apesar da crise econômica, há muitas propostas e soluções inovadoras apontando novos caminhos para o crescimento econômico do estado do Rio. O especial, que foi ao ar nessa segunda-feira (13/12), na TV Alerj (Canal 12 da Net), será reprisado no próximo sábado (19/12) às 17h e domingo (20/12) às 20h.

Nesse programa o telespectador relembrou temas como financiamento coletivo, desenvolvimento do turismo no interior do estado e lixo zero passando pela inovação dos negócios, oportunidades de crescimento e sustentabilidade.

“O Brasil é um mercado relevante de financiamento coletivo na América Latina”, destacou Cristina Couri, analista de indústria criativa da Firjan.Na esteira da mobilização e dessa nova forma de fazer negócios vem crescendo no estado o setor 2,5, também chamado de Negócios Sociais. São empresas que buscam a viabilidade econômica unida à preocupação social e ambiental.

A vocação do estado do Rio para o turismo também foi lembrada no programa. O lançamento do guia Rio+3, pela secretaria estadual de turismo, a rota cervejeira e a valorização da gastronomia fluminense foram trazidas como importante combustível para fazer o interior do estado crescer. “O grau de satisfação dos turistas que visitam o Rio é de 98%. O que precisamos agora é aumentar o fluxo turístico, a taxa de permanência e o gasto médio desses visitantes”, disse Nilo Félix, secretário estadual de turismo.

Vantagens Econômicas do Saneamento, produção de biogás e a Semana Lixo Zero encerram o especial 2015. O meio ambiente não pode estar desconectado do desenvolvimento. “Não queremos apresentar o Brasil como um lugar com lixo na água. A garota de Ipanema precisa nadar em uma bela praia sem lixo." afirmou o capitão Charles Moore, autor americano do livro Oceano de plástico.

“Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que a cada dólar gasto com saneamento significa cinco dólares em economia em internações em leitos hospitalares. O saneamento é um bom investimento”, defendeu Haroldo Mattos Lemos, presidente do conselho empresarial do meio ambiente e sustentabilidade da Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Veja a lista de canais em que o Rio em Foco é exibido no interior do Estado do Rio de janeiro.