ACRIO promove seminário sobre a importância da cachaça como patrimônio cultural

No dia 30 de novembro, a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio) promove o seminário Cachaça: bebida exclusiva do Brasil. Aspectos históricos da bebida, assim como dados estatísticos, panorama geral do mercado serão temas de palestras durante o dia. O evento é gratuito e as inscrições são limitadas.

Nas últimas décadas, importantes acontecimentos têm contribuído para a valorização da cachaça e seu reconhecimento como patrimônio nacional. Em 1996, o então presidente Fernando Henrique Cardoso legitima a cachaça como produto tipicamente brasileiro, estabelecendo critérios de fabricação e comercialização. No estado do Rio de Janeiro, a bebida é Patrimônio Histórico Cultural. Existem atualmente mais de 4 mil alambiques espalhados por praticamente todos os estados brasileiros, que geram renda e emprego para milhares de trabalhadores.

O Rio também é pólo de pequenas e médias produções, sendo o segundo Estado que mais exporta, respondendo por 15% do volume total (US$ 5,6 milhões em 2014). Parte disso se deve ao fato de ele concentrar o maior conjunto percentual de cachaças certificadas pelo Inmetro em todo o Brasil: das 33 marcas certificadas, 10 são fluminenses.

A importância da cachaça como patrimônio cultural e o seu impacto na economia fluminense são pautas constantes do Fórum de Desenvolvimento do Rio. Em outubro, a bebida foi tema de evento promovido pelo Fórum na Assembléia Legislativa do Estado do Rio (ALERJ). Na ocasião, a primeira dama do Estado, Maria Lucia Horta Jardim, anunciou a criação do Museu Brasil da Cachaça. O museu, que ainda não tem lugar definido, visa, incentivar a divulgação de informações e a história do primeiro destilado produzido nas Américas. (Acesse a cobertura completa do evento - link)

Veja Mais:

Cachaças fluminenses apostam na qualidade para crescer

Serviço

Seminário: Cachaça: bebida exclusiva do Brasil

Data: 30 de novembro de 2015

Local: Casa do Empresário / Rua Candelária 9 - Centro - Rio de Janeiro

Confirmações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (21) 2514-1249 / 2514-1250 / 2514-1257 / 2514-1284