"Estamos enterrando riqueza", alerta Rodrigo Sabatini presidente do Instituto Lixo Zero Brasil , que busca engajar comunidades, poder público e universidades, em torno de soluções para a redução do descarte de lixo nos aterros e fomento da reciclagem
"Nós perdemos muito tempo com quem não faz, e não fortalecemos quem faz. Temos que empoderar as pessoas" afirmou Rodrigo Sabatini, presidente do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), e fundador da Semana Lixo Zero, que busca engajar comunidades, poder público e universidades, em torno de soluções para a redução do descarte de lixo nos aterros sanitários e fomento da reciclagem. "Estamos enterrando riqueza", alerta Sabatini no programa Rio em Foco dessa semana, que vai ao ar no dia 16/11 (Segunda-feira), às 22h, na TV Alerj (Canal 12 da Net).
Especialistas em sustentabilidade, como o capitão Charles Moore, fundador da Algalita (que contabiliza todo o lixo encontrado em mares e oceanos do mundo), e Steven Chiv, do Departamento de Meio Ambiente de São Francisco, considerada a capital mundial na redução de lixo zero (82%), também são entrevistados do programa.
"Viemos discutir como uma política inteligente pode criar um mundo mais sustentável. Em São Francisco, nossa meta é chegar 2020 com a produção zero de lixo. Isso significa o fim dos aterros sanitários e compostar o lixo orgânico para transformá-lo em adubo. E estamos aqui para dividir essas ideias com o Rio e todo o Brasil." afirmou Steven.
Também foram destaque no programa iniciativas locais, coordenadas pelo Designer Egeu Laus. Uma delas é o projeto Reciclação, que promove ações de conservação e conscientização ambiental no Morro dos Prazeres.
"Os grupos ativistas e ambientalistas já existem no Rio e dentro das comunidades . O que a gente faz é colocá-los em contato uns com os outros, para que esse trabalho tenha mais força". explica Egeu.
A partir de Terça-feira acesse o site do programa Rio em Foco http://www.rioemfoco.rj.gov.br/. Estão programadas as reprises para o próximosábado (21/11) às 20h e domingo (22/11), às 17h.