O Instituto Federal Fluminense(IFF) realiza nos próximos dias 5 e 6 de novembro, o dia de campo da APL (arranjo produtivo local) do Maracujá e um seminário sobre o melhor aproveitamento da fruta. O objetivo do evento é estimular a reintrodução destes cultivares na Região Norte, Noroeste e Baixada Fluminense. Estudos serão apresentados sobre a criação de novas variedades de maracujá tolerante a viroses da planta e do fruto e dicas para o manejo mais adequado da lavoura. O evento é uma realização conjunta da UENF, Embrapa, Pesagro, IFF e Governo Federal. Além de ser gratuito e aberto ao público.
O Dia de Campo será realizado no primeiro dia do evento e terá seis palestras pela manhã e à tarde além de visita em duas lavouras experimentais dentro do IFF Bom Jesus e dentro de fazenda em São José do Ubá. O chefe do laboratório de melhoramento genético vegetal do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA) da Uenf, Alexandre Viana, apresentará em palestra a pesquisa em andamento que busca criar nova variedade de maracujá resistente a viroses da planta e dos frutos. “As doenças que afetaram os maracujazeiros da região foram as responsáveis por extinguir a maior parte das plantações locais no início dos anos 2000. Para gerar a resistência à virose, estamos realizando o cruzamento entre espécies de maracujá que encontramos aqui na nossa região. Mas, além de resistente, a variedade precisa ter frutos com bom rendimento de polpa e qualidade do suco”, ressalta Vianna. Veja a programação completa do primeiro dia aqui.
Já no dia 06\11, acontece o Seminário sobre Aproveitamento dos Resíduos das Indústrias de Suco e Polpa do Maracujá. O objetivo do seminário é abordar as possibilidades de capitalização das sementes e das cascas, que representam 67% do peso da fruta. Também será realizada uma visita à fábrica da Extrair – Óleos Naturais, em Bom Jesus do Itabapoana. A Extrair é uma empresa criada em 2010 a partir da parceria bem sucedida entre a iniciativa privada, a UENF e a Embrapa , numa articulação para difundir o conhecimento técnico gerado no Laboratório de Tecnologia de Alimentos da UENF (LTA) e pesquisadores da Embrapa, com apoio financeiro da Faperj. O professor Eder Resenda da LTA destacou que o encontro contará com técnicos e especialistas de diversas instituições brasileiras e da Colômbia. “O evento é importante, pois será uma oportunidade única para fazer este intercâmbio e difundir conhecimento para a produção da fruta aqui na nossa região”, defendeu o professor. Acesse a programação completa do segundo dia aqui.
IFF Bom Jesus fica na avenida Dário Vieira Borges, 235, Parque dos Trevos. - Bom Jesus de Itabapoana