Alerj vai sediar abertura da semana Lixo Zero

Sete municípios do Rio e a capital vão participar de eventos setoriais sobre iniciativas para redução dos resíduos sólidos e boas práticas na gestão desses resíduos. É a primeira vez que o evento é realizado no Rio. Nove palestrantes de outros países também participarão.

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai sediar a abertura da Semana Lixo Zero Rio de Janeiro 2015. O evento acontecerá no dia 21 de outubro, no plenário da Casa, às 10h. O anúncio foi feito nesta terça-feira (06/10), pela subdiretora do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico da Alerj, Geiza Rocha, durante  reunião da Câmara Setorial de Desenvolvimento Sustentável do Fórum. Sete municípios do Rio e a capital vão participar de eventos setoriais sobre iniciativas para redução dos resíduos sólidos e boas práticas na gestão desses resíduos. É a primeira vez que o evento é realizado no Rio. Nove palestrantes de outros países também participarão.
 
Metas
Presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini disse que é importante, com a participação de toda a sociedade, promover metas para a destinação adequada do lixo. "Nosso objetivo é trazer à tona o melhor de nós, valorizar as melhores práticas, e conseguir pequenas mudanças de hábitos”, explica Sabatini. Segundo ele, 52% do lixo doméstico e comercial do país vai para os lixões ou aterros sanitários - sem nenhum tratamento - e somente 2% de todo o lixo produzido no Brasil é reciclado. "É importante refletir o quanto a gente desperdiça", afirmou. Em dez anos, o número de municípios que implantaram programas de reciclagem aumentou de 81 para mais de 900. Mas isso não representa nem 20% das cidades.
 
Boas práticas de sustentabilidade na administração pública foram defendidas por Geiza Rocha. "As instituições públicas precisam dar o exemplo. Esse tema é recorrente na Alerj, muita já foi feito, mas esse seminário é mais uma oportunidade de estimular funcionários a adotarem boas práticas no seu dia a dia", disse Geiza. No dia 29 de outubro será o encerramento.
 
(Texto de Vanessa Schumacker)