Assinado convênio que estimula agricultura em dez municípios do Estado

A meta da iniciativa é dobrar a classe média rural nos próximos 4 anos. Serão beneficiados pelo convênio os municípios de Barra do Piraí, Pinheiral, Piraí, Rio das Flores, Rio de Janeiro, Santa Maria Madalena, São José de Ubá, Teresópolis, Trajano de Morais e Varre-Sai.

Foi assinado na tarde desta quinta-feira, (10/09),  convênios entre 10 munícipios do estado do Rio e o Ministério da Agricultura. O objetivo do programa é ampliar a classe média rural brasileira, adotando ações que visem o progresso e a mobilidade de produtores das classes D e E para a classe C.

Serão beneficiados pelo convênio os municípios de Barra do Piraí, Pinheiral, Piraí, Rio das Flores, Rio de Janeiro, Santa Maria Madalena, São José de Ubá, Teresópolis, Trajano de Morais e Varre-Sai.

 Por um período de três anos, o Ministério da Agricultura repassará o valor de R$ 114 mil para cada prefeitura, em quatro parcelas, para cadastramento dos produtores e monitoramento das famílias que vão participar e que receberão assistência técnica e qualificação profissional.

Os convênios foram assinados em cerimônia no Palácio Guanabara, com a presença do governador do Estado, Luiz Fernando Pezão e da ministra da agricultura, Kátia Abreu.

No Estado do Rio, o foco inicial será promover a ascensão dos produtores da cadeia econômica dos alimentos orgânicos, que abrange 10 municípios, segundo Pezão.