A Região Sul-Fluminense, onde se localiza a segunda maior indústria automobilística do país, sofre os impactos da crise. De acordo com representantes do cluster automotivo da região, que reúne 17 empresas do setor, entre montadoras e fornecedores, dos 12 mil empregos gerados pela indústria local, apenas 70% estão efetivamente ativos. Comparado com o mesmo período do ano passado, a redução de encomendas foi da ordem de 10%.
"Esses trabalhadores representam uma mão de obra altamente especializada. As empresas buscam preservá-los, dando férias coletivas, cursos, mas não conseguiremos seguir assim indefinidamente", explica Marcos Saltini, da MAN Latino America, em Resende.
Na terça-feira (08/09), a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) promove, no plenário, debate, com a presença do governador Pezão, reunindo Governo do Estado, prefeituras, montadoras, cadeia de fornecedores, sindicatos e federações da indústria e do transporte. A iniciativa é do Fórum Permanente de Desenvolvimento do Estado, diretoria ligada à presidência da Alerj.
O cluster vai apresentar uma lista de sugestões para incrementar o setor. Algumas vão além das atribuições da Alerj, mas como o governador Pezão e vários representantes do Estado e órgãos federais estarão presentes, incluindo a Caixa Econômica Federal (CEF), a expectativa é que algumas das sugestões do cluster sejam implantadas.
A inciativa do debate é da deputada Ana Paula Rechuan (PMDB), que promoveu a aproximação do cluster com o Legislativo. "Na crise, temos que achar alternativas criativas e o diálogo é o primeiro passo para isso", diz o presidente da Alerj e do Fórum, Jorge Picciani. A Fetranspor, também presente ao debate, apresentará estudo mostrando as razões de a renovação da frota em 2014 e 2015 ter ficado abaixo da média histórica. Ano passado, a razão teria sido a defasagem das tarifas. Este ano, o setor foi surpreendido pelo fim da linha de crédito Finame (programa de Financiamento de Máquinas e Equipamentos), do BNDES.
O que é?
Debate sobre Retomada do crescimento do setor automotivo no Sul Fluminense
Onde?
Alerj - Palácio Tiradentes, Rua Dom Manuel, s/nº - Praça XV
Hora/data:
Terça-Feira, 8 de setembro, às 9h.
Programação
9h - Credenciamento
9h15 - Abertura : Presidente da Alerj e do Fórum, deputado Jorge Picciani
9h30 - Governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão
9h45 - Deputada Ana Paula Rechuan
10h - Presidente do Cluster Automotivo, Wesley Custodio
10h15 - Vice-presidente da Firjan, Carlos Mariani
10h30 - Presidente da Fetranspor, Lelis Marcos Teixeira
10h45 - Superintendente Nacional de Estratégia para o Micro e Pequeno Empreendedorismo da Caixa Econômica Federal, Eugênia de Melo
11h - Gerente do departamento de indústria metal mecânica e mobilidade do BNDES, Bernardo Hauch Ribeiro de Castro
11h15 - Debates
12h - Encerramento