O Congresso Hemorio, no seu 18º encontro de administração e qualidade, selecionou o projeto do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado Do Rio sobre sustentabilidade na gestão pública na categoria Temas Livres. Na apresentação realizada na tarde desta quinta-feira (20/08), a subdiretora do Fórum, Geiza Rocha, abordou os desafios de adotar práticas sustentáveis no setor público.
“Precisamos entender que o servidor público precisa dar o exemplo. Felizmente já há um arcabouço de leis e normas e boas práticas. O que precisamos é manter ativa essa rede", afirmou, acrescentando que é preciso conscientizar as pessoas e entender o perfil do público para que a adoção da sustentabilidade seja realmente efetiva: “Vamos encontrar quem já é adepto das práticas, mas temos as pessoas que são conservadoras. E para eles precisamos explicitar os motivos e os resultados positivos que podemos alcançar”
Rocha apresentou, ainda, o decreto 43.629/2012, que trata da importância de adotar critérios sustentáveis na aquisição de serviços e bens por parte do estado. "Ja temos instrumentos formais para usar o poder de compra do estado a favor do meio ambiente", relatou.
Para mobilizar as pessoas, a subdiretora listou sete ações necessárias: articular lideranças, informar, analisar o ciclo de vida dos produtos, capacitar, promover uma mudança de cultura nas instituições, padronizar processos e fixar metas. “Precisamos que o discurso vire prática”, finalizou.
Acesse a apresentação completa.