“O Business Future of Americas(Futuros Negócios para as Américas) vai ser uma oportunidade para discutirmos setores essenciais para as relações comerciais do Estado do Rio”. É o que acredita o administrador Rafael Motta, presidente da AmCham Rio, sobre o evento que a cidade do Rio vai sediar e que marcará a comemoração de cem anos da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio).
O BFA é o principal evento anual da Association of American Chambers of Commerce in Latin America – AACCLA , entidade que reúne 24 câmaras de comércio americanas e 20 mil empresas da América Latina. O momento é propício para fomento de oportunidades, segundo Motta: "Estarão reunidos no mesmo local empresários, executivos, pessoas de extrema relevância para o comércio nas Américas”. Motta afirma que a visão da entidade é que Brasil depois de um período de políticas que estimularam o consumo precisa focar na produção para dar um passo adiante no setor de exportações.
A falta de planejamento também é vista pelo presidente da entidade como entrave para o desenvolvimento: "Investimos pouco em planejamento no Brasil, apenas 8%. Na Alemanha e EUA se investe pelo menos 40% em planejamento. A melhora no planejamento também vai contribuir para que os setores de serviços estejam mais bem conectados e sedimentados".
A preocupação em fortalecer as relações comerciais de maneira bilateral entre Brasil e os Estados Unidos, se explica: Os EUA se tornaram o principal destino das exportações brasileiras em 2014, com um embarque de 15,1 Bilhões de dólares. Motta comenta que este número faz parte de uma relação comercial (importações e exportações) de 63 bilhões de dólares, e o objetivo é duplicar o valor este ano.