Jovens testam mobilidade na Europa e compartilham a experiência

Os jovens do grupo Diálogo Jovem apresentaram no evento Fetranspor Social suas experiências no Fórum Internacional de Transporte Público. Sugestões para melhorias do transporte público do Estado do Rio também foram apresentadas no evento.
Saber por meio de um aplicativo onde está o ônibus que você pretende tomar. Sonho? Realidade. Para a jovem Victória Roza, essa precisão foi uma das coisas que mais a impressionou durante a participação no 61º UITP – Fórum Internacional sobre Transporte Público em Milão, na Itália. “Em Genebra, foi muito útil o aplicativo de celular que você consegue acompanhar o deslocamento de todos os ônibus, já que todos são equipados com GPS”, disse. Essa e outras experiências dos jovens do grupo Diálogo Jovem que participaram do encontro foram relatadas na quinta-feira, dia 23 de julho, num encontro promovido pela Fetranspor. O objetivo do evento foi dar espaço para que os jovens selecionados, Fabio Roza, Vitória Roza e Wanderson Nogueira, contassem suas impressões do evento e da viagem que fizeram pela Europa, passando por Portugal, Suíça e França, com o objetivo de ter a experiência do transporte público destes países.  

Os jovens trouxeram sugestões para o transporte público do Estado do Rio. Como por exemplo o sistema de bilhetagem totalmente eletrônico onde não há pagamento de passagem dentro do transporte público e integração maior entre todos os meios de transporte público.


Para o presidente da Fetranspor, o Estado do Rio está em sintonia com o que foi apresentado no Fórum em Milão: Deixar o transporte público mais atrativo para que o carro deixe de ser o principal meio de locomoção. “As cidades são para as pessoas e o automóvel não é mais o meio viável para as cidades.” Ele destacou, ainda, que as atuais obras na cidade do Rio são um avanço nesta questão. ”A derrubada da Perimetral significa que a cidade não gira mais em torno do carro", acredita.


A diretora de mobilidade da Fetranspor, Richele Cabral, também presente no evento, destacou que ficou claro nessa experiência com os jovens que é preciso criar atrativos para o transporte público, já que a adesão a ele, mesmo com todas as transformações, não é automática. “Não basta o transporte público estar disponível, ele precisa ser atraente. O usuário precisa ter segurança e prazer utilizando o transporte público", ressaltou, destacando que dentre as tecnologias apresentadas na feira, a que mais lhe chamou atenção foram os pontos de ônibus com telas interativas “Com este tipo de interação o usuário sabe exatamente a hora que o ônibus vai passar, atualizado em tempo real” 

Veja o video produzido pelo Diálogo Jovem a partir da experiência do Fórum. 

https://www.youtube.com/watch?v=khycBVi3CO8