Itaperuna sediou na última quinta feira, 23 de julho, mais uma etapa da Maratona Regional para o Desenvolvimento de Pequenos Negócios Esportivos. A iniciativa faz parte do Programa Lidera Rio nos Esportes, desenvolvido pelo Sebrae/RJ em parceria com o Ministério dos Esportes, a Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude e da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro por meio do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do estado do Rio. O objetivo é estimular gestores municipais e lideranças empresariais a fomentar a cadeia produtiva do esporte, aproveitando o potencial econômico dos eventos esportivos para fortalecer as micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais (MEIs) que atuam no setor.
O secretário estadual de Esportes, Marco Antônio Cabral, participou da abertura e elogiou a iniciativa do Sebrae/RJ em promover o lançamento do programa em cada região do Estado. “Esta é uma parceria muito importante. Reunimos técnicos, consultores, secretários municipais, lideranças esportivas, enfim, quem trabalha com o esporte, para trocar experiências e buscar meios para desenvolver esta atividade”, afirmou Cabral.
Coordenador regional do Sebrae/RJ no Noroeste Fluminense, Nelson Rocha Filho, acredita que é importante disseminar a ideia de que os benefícios do esporte vão além do âmbito da saúde, da qualidade de vida e do desenvolvimento social. “O programa nos mostra que o esporte é, também, um importante nicho econômico, capaz de mobilizar uma grande soma de recursos para uma região inteira”, explica o coordenador.
Para a secretaria geral do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do estado, Geiza Rocha, a articulação é de suma importância para o desenvolvimento dos projetos. “Historicamente, sabemos que as secretarias de esporte não dispõem de recursos, mas é possível buscar parcerias para viabilizar os projetos. Este é o momento de aproveitar a expertise do Sebrae em empreendedorismo para colocar as ideias em prática”, acredita Geiza.
Os prefeitos Alfredo Rodrigues (Itaperuna) e Miriam Porto (Porciúncula), secretários de esporte, e representantes de ligas e federações esportivas também participaram do evento. Durante todo o dia, os palestrantes Lúcio Macedo e Marcos Macedo, consultores do Sebrae/RJ, apresentaram o projeto e forneceram informações sobre a importância do esporte na geração de recursos, mobilizando produtos e serviços específicos que dão suporte aos eventos e fomentam o turismo nas cidades.
Voltado para o desenvolvimento de líderes públicos, o Lidera Rio busca estimular os municípios a adotarem programas e políticas estruturantes na gestão do Esporte, atraindo novas oportunidades de negócios. Uma das propostas é capacitar gestores e lideranças empresariais na elaboração de projetos e captação de recursos para o desenvolvimento de atividades esportivas. A implementação das ações conta mais duas capacitações exclusivas, nos dias 29 e 30 de julho, de 09:30 às 17h, em Itaperuna, e consultoria durante três meses, quando serão elaborados um diagnóstico, planejamento estratégico e relatório final, por cidade.