5 dicas para quem quer montar um food truck!

Está pensando em investir no negócio de Food Trucks? Saiba que a atividade já está legalizada e regularizada na cidade do Rio e que a tendência é que seja em breve em todo o estado. Separamos 5 dicas para você saber o que precisa para entrar neste mercado que já nasceu competitivo

Pequenos caminhões e muita criatividade: cardápios que vão da típica comida de rua – cachorro quente, hambúrguer, passando por pratos que eram restritos a restaurantes, como comida mexicana e japonesa, até produtos que eram impensáveis há pouco tempo para o mercado de rua, como pães especiais e vinhos.Tudo isso em um mercado que em 2014 movimentou R$ 140 bilhões no país, um crescimento de cerca de 20% em relação a 2013, conforme boletim de tendência do SEBRAE divulgado em Junho. São os food trucks, que no Estado do Rio tem atraído investimento de empreendedores que buscam saída em meio aos altos preços de aluguel para abrir um restaurante. Segundo o chefe Checho Gonzalvez, ex - Zazá Bistro, “o food truck é uma opção mais acessível a todos, inclusive para o chef que não tem grana para abrir o próprio negócio, como eu, nesse Rio de preços impraticáveis”, afirma na revista Food Magazine (leia o artigo completo).

 

Com o aquecimento do mercado de Food Trucks, o segmento começa a organizar e desenvolver-se no Estado do Rio. Na capital, o processo de legalização já está mais adiantado com o decreto municipal 39.709,  que trata sobre os critérios para a comercialização de alimentos de veículos automotores em áreas públicas e outras considerações a respeito. A Prefeitura do Rio de Janeiro também regulamentou a atividade, escolhendo 87 pontos para a atividade. Nesta primeira etapa, 66 candidatos foram considerados aptos a disputar o edital. A prefeitura informou que em breve abrirá novas vagas,.

 

Preparamos 5 dicas sobre o que você precisa para botar o seu Food truck para rodar!

 

 1. Pesquise o mercado

 

Como todo negócio, montar um food truck pede que o empreendedor avalie todos os aspectos, como pesquisar o mercado e concorrência.  Pesquisar é essencial para entender este mercado em franca expansão. É necessário conhecimento em várias áreas, como, por exemplo: Manipulação de alimentos, gestão e treinamento de pessoas, design dos produtos e do caminhão, legislação vigente e por aí vai.

 

 

2. Ofereça um produto diferente

 

Uma das principais características do ramo de food trucks é a diversidade. Cada novo caminhão aposta em oferecer algum tipo de comida e bebida que ainda não foi vista sobre rodas. A criatividade deve estar presente em todas as escalas: Desde a escolha do produto, até na maneira de se atender os clientes, passando pela identidade visual, design do veículo, utensílios. Tente sempre inovar. 

 

 

 3. Esteja em dia com as normas

 

 Os Food Trucks hoje são legalizados por lei, logo devem atuar dentro das normas sanitárias vigentes. O site Foodtruck Carioca fez um bom guia de todas normas técnicas a serem obedecidas para o seu caminhão ser legalizado. Como, por exemplo, fogões e fornos industriais, especificações rígidas para as instalações de gás, revestimento em inox para toda área de cozinha e diversas outras regras que são as mesmas aplicadas para cozinhas profissionais.

 

 4. Procure ajuda especializada

 

 O Sebrae/RJ oferece orientação no planejamento e gestão de food truck, além de contar com um trabalho vasto em seu site sobre o assunto, com cartilhas e relatórios sempre com dados consolidados sobre a atividade. Também já existe uma associação para auxiliar o segmento, a Acaso/RJ – Associação de Comida Artesanal sobre Rodas do Rio de Janeiro, que também visa orientar e fortalecer os empresários do ramo.

 

 

5. Legalize - se

 

 Com a atividade legalizada e regulamentada no Rio De Janeiro, não tem por que rodar com seu caminhão sem estar tudo em dia e correr o risco de que ele seja apreendido. O primeiro passo é fazer o cadastramento na Riotur, mas você já deve estar com CNPJ, documento do veículo, layout, fotos do caminhão, relações dos equipamentos, cardápio e formas de contato na mão. Depois é aguardar o alvará e esperar a próxima abertura de vagas públicas pela Prefeitura do Rio para que seu food truck esteja apto a parar em lugares pré estabelecidos pela administração municipal.

 

Links Utéis:

Cartilha Sebrae 

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Food-Truck:-uma-nova-tend%C3%AAncia

Página no Facebook da Acaso/RJ, associação de Food Trucks do Rio de Janeiro

https://www.facebook.com/ACASORJ

Página dedicada apenas ao cenário de Food Trucks no Rio

http://www.foodtruckcarioca.com/#intro

Legislação municipal que trata de Foodtrucks

https://www.leismunicipais.com.br/a/rj/r/rio-de-janeiro/decreto/2015/3971/39709/decreto-n-39709-2015-dispoe-sobre-os-criterios-para-comercializacao-de-alimentos-em-veiculos-automotores-comida-sobre-rodas-em-areas-publicas-e-da-outras-providencias

 

(Vinícius Pereira)