Arquidiocese do Estado do Rio desenvolve Projetos Esportivos Socioeducacionais durante os Jogos Olímpicos de 2016

O Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro realizou nesta terça -feira (16/06) a primeira reunião da Câmara Setorial de formação profissional e educação tecnológica com a Pastoral do Esporte.

O Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro realizou nesta terça -feira (16/07) a primeira reunião da Câmara Setorial de formação profissional e educação tecnológica com a Pastoral do Esporte. O objetivo desse encontro é articular um possível apoio entre o Comando Militar do Leste e o Sistema S (organizações e instituições que reúnem o SENAI, SESI, IEL,SENAC, SESC,SENAR, SENAT, SEST, SESCOOP e SEBRAE). 

A reunião contou com a participação do Coordenador Pastoral dos Esportes Ricardo Pantoja e da Coordenadora do Fórum, Geiza Rocha. Pantoja apresentou dois projetos socioeducacionais para os Jogos Olímpicos e paralímpicos de 2016: Medalha de Valores e 100 dias de paz. Ambos tem como  metas a inclusão social de crianças e adolescentes através do esporte, promover debates sobre o esporte para o desenvolvimento e paz, mostrar a igreja unida ao movimento olímpico, aumentar a formação de pastorais do esporte nas paróquias, entre outros.

O programa surgiu a partir de um trabalho realizado para os Jogos Olímpicos em Londres de 2012, com a finalidade de unir os valores cristãos aos valores que o esporte traz para a sociedade.  Dessa forma, a Pastoral do Esporte quer aproveitar ao máximo esse momento único para ampliar o acesso das Comunidades próximas aos locais de competição, tais como, Deodoro, Barra da Tijuca, Maracanã e Copacabana, levando o ambiente dos jogos para toda a população carioca. São vinte e uma comunidades, entre elas, Paróquia Nossa Senhora da Guia no bairro do Lins, Nossa Senhora da Conceição em Campinho e Paróquia São João Batista em Rio das Pedras. 

“A importância de uma parceria com o exército, como estratégia de desenvolvimento do projeto para a formação de futuros atletas, é extremamente importante. Não é possível pensar nos Jogos Olímpicos sem pensar no que isso traz de positivo para a população”, afirmou a Coordenadora do Fórum. 

Serão onze eventos no total, sendo quatro do Projeto Medalha de Valores com doze modalidades olímpicas e não olímpicas, como esportes radicais, e cinco modalidades paralímpicas. Os outros sete eventos se concentram no Projeto 100 dias de paz, que marca o início dos primeiros cinquenta dias da campanha com a Corrida Olímpica da Paz, e os cinquenta dias pós jogos, com a finalidade de levar para as comunidades o aprendizado e a exposição de imagens dos jogos. O programa conta ainda com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). 

 

Por Fernanda Salazar