No dia 19 de junho, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK-RJ) e o Cluster Solar de Baden Wüttemberg promoverão Photovoltaic Investor's Day Brazil que reunirá os principais investidores em fabricação de equipamentos fotovoltaicos e em geração solar no Brasil. O evento acontecerá na sede da Firjan.
De acordo com o gerente de Energias Renováveis da Câmara de Comércio e Indústrias Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro, Philipp Hahn, o Brasil tem potencial para disputar o mercado internacional que é liderado pela Alemanha e China."Espero que a indústria invista mais em módulos que produzam energia limpa", disse Hahn. Ele defende que "os painéis fotovoltaicos têm tamanho de cinco metros quadrados e a principal matéria-prima que é utilizada para a sua construção é o mineral silício, encontrado em abundância no Brasil. Em comparação com outros equipamentos que produzem energia limpa, como a eólica, ela é bem mais flexível e barata . A durabilidade destes painéis é de aproximadamente 20 anos".
O evento, que tem formato de Congresso e Rodadas de Negócios, reunirá investidores institucionais e privados. A organização espera reunir cerca de 50 pessoas para incentivar investimentos na fabricação desses painéis e a utilização por parte das indústrias. Segundo a Câmara de Comércio e Indústrias Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro, as indústrias, por exemplo, gastam com 1 Megawatt cerca de R$220 mil, podendo chegar a bem mais, se for considerado o recente aumento das contas de energia.
Serviço:
Photovoltaic Investor's Day Brazil
Data: 19 de junho
Endereço: Edifício sede da Firjan. Avenida Graça Aranha 1 - 4º andar, Centro - Rio de Janeiro
Horário: 8h30 às 18h
Inscrição: Através do e-mail, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Entrada: Gratuita