Gestores de esporte se articulam para aproveitar o momento olímpico em todo o estado

Capacitar gestores públicos para que aproveitem as oportunidades dos megaeventos é o objetivo do Programa Lidera Rio nos Esportes. O secretário Estadual , Marco Antônio Cabral, e a gerente de Políticas Públicas do Sebrae/RJ, Andréia Crocamo, falam das expectativas para este ano.

Capacitar gestores públicos para que aproveitem as oportunidades dos megaeventos esportivos é o objetivo do Programa Lidera Rio nos Esportes. No programa Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (18/05), às 22 h na TV Alerj, (Canal 12 da NET), o secretário Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral, e a gerente de Políticas Públicas do Sebrae/RJ, Andréia Crocamo, falam das expectativas para este ano no setor esportivo.

O I Fórum de Secretários e Gestores Municipais de Esporte do Estado do Rio de Janeiro que ocorreu em abril, teve a presença de vários gestores e secretários de esporte de municípios com o objetivo de divulgar maneiras de financiar o esporte em suas cidades. "Ano que vem as Olimpíadas acontecem na cidade do Rio. E nós como Secretaria, queremos que esse secretário, que sua cidade, a sua população de cada cidade, participe desse momento. Então, fizemos esse Fórum Permanente, que se reunirá duas vezes por ano com todos esses secretários", frisou Marco Antônio Cabral.

O Programa Lidera Rio nos Esportes é resultado da parceria entre a Secretaria estadual de Esporte, Lazer e Juventude e do Sebrae/RJ. Surgiu com a ideia de colaborar com o desenvolvimento social, contribuindo que os gestores públicos captem recursos para investimentos para os seus respectivos municípios e, além disso, desenvolvam micro e pequenas empresas que atuam no setor de esporte. “Articulação é um dos pilares do Lidera Rio. É importante a articulação dos atores no município. Então a gente quer ter presentes nas oficinas, os secretários de esporte, de secretarias que dialogam com o tema, lideranças empresariais e a própria Secretaria de Esportes que é parceira fundamental dessa iniciativa. Porque é importante pensar nessas articulações nas políticas públicas de uma forma mais estruturada, porque a gente consegue potencializar os resultados dessa iniciativa”, disse Andréia Crocamo.

A TV Alerj pode ser vista no canal 12 da NET ou ser sintonizada, seguindo as instruções do link www.tvalerj.tv/Sintonia.do. As reprises do programa são no sábado (18/04) às 17h e no domingo (19/04) às 20h. Após a estreia, assista o programa na íntegra no portal www.rioemfoco.rj.gov.br