Debate sobre mobilidade reunirá secretários do Estado e municípios, especialistas e setor privado em Nova Iguaçu

Repensar as políticas e práticas de mobilidade na Região Metropolitana é o objetivo do segundo debate do ciclo Rio Metropolitano: Desafios Compartilhados, nesta quarta-feira, 13 de maio, em Nova Iguaçu.

Repensar as políticas e práticas de mobilidade na Região Metropolitana é o objetivo do segundo debate do ciclo Rio Metropolitano: Desafios Compartilhados, nesta quarta-feira, 13 de maio, em Nova Iguaçu. O encontro vai reunir especialistas, empresários e gestores do setor para pensar soluções para um dos grandes desafios da metrópole. A iniciativa é realizada pela Câmara Metropolitana de Integração Governamental e pelo Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), com apoio da Firjan, patrocínio da AEERJ (Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro), do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), da Fetranspor e da Águas do Brasil. 

 

O seminário terá início com apresentações do prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier e do diretor executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro, além da saudação do presidente da representação regional da Firjan, Carlos Erane de Aguiar.  A seguir, a mesa terá a participação do secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osório; do secretário municipal de Transportes do Rio de Janeiro, Rafael Picciani; do diretor regional da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP-RJ), William Alberto de Aquino Pereira; da diretora executiva do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), Clarisse Linke; do vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), José Armênio de Brito Cruz; e do coordenador de Informação da Casa Fluminense, Vitor Dias Mihessen.

 

“As oportunidades de emprego, geração de renda e criação de renda estão diretamente relacionadas à eficiência da mobilidade urbana. Repensar suas estratégias é essencial para promover o bem estar e a integração dos cidadãos fluminenses”, diz  o diretor da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro. “Entre 1993 e 2013, o percentual  dos trabalhadores que se deslocam de uma a duas horas diariamente para o trabalho passou de 18,5% para 23%; e o percentual dos que levam mais de duas horas para chegar ao trabalho pulou de 2,7% para 6,4%. Os efeitos negativos do tempo excessivo gasto no transporte para o bem-estar do trabalhador, o meio ambiente e os fluxos na cidade são evidentes; sua solução precisa ser pensada de forma integrada”, completa Manuel Thedim, diretor executivo do IETS.

 

Este é justamente o objetivo do ciclo de seminários, primeira iniciativa da Câmara Metropolitana de Integração Governamental, criada em agosto de 2014 como o espaço institucional para a necessária articulação dos 21 municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ)  na elaboração e implantação de políticas de desenvolvimento  sustentável. 

 

O ciclo ‘Rio Metropolitano: Desafios Compartilhados’ prevê cinco encontros em diferentes cidades da RMRJ. O primeiro, sobre saneamento, em Caxias, no último dia 5, reuniu uma plateia de cerca de 200 pessoas, incluindo dez secretários, de diferentes municípios, relacionados ao tema. Depois da Mobilidade,  o próximo tópico será a Segurança Pública, em Niterói, em 20 de maio; e a Saúde, em 28 de maio, em São Gonçalo. O encerramento será em 1º de junho, no auditório da Firjan, no Centro do Rio. Os encontros contam ainda com o apoio da Prefeitura de Niterói, Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, jornal Extra, Associação Brasileira de Consultores de Engenharia, Casa Fluminense, Ope Sociais e do site Vozerio.

 

Serviço

 

13/5 - Mobilidade

Firjan Representação Regional Baixada Fluminense Área I – Unidade Senai de Nova Iguaçu

Rua Gerson Chernicharo, s/nº, Bairro da Luz, Nova Iguaçu

Das 9h às 13h

Ingresso mediante inscrição pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

      

Programação: 

 

9h30   Carlos Erane de Aguiar,  Presidente da Representação Regional da Firjan 

9h40   Nelson Bornier de Oliveira,  Prefeito de Nova Iguaçu

9h50   Vicente Loureiro, Diretor Executivo da Câmara Metropolitana,

10h    Carlos Roberto Osório, secretario de Estado de Transportes 

10h20 Apresentação do estudo “Visões de Futuro? Mobilidade Urbana da Região            Metropolitana”, por Riley Rodrigues de Oliveira, Sistema Firjan

10h35 William Alberto de Aquino Pereira, diretor da ANTP-RJ

10h50 Clarisse Linke, diretora do ITDP

11h05 José Armênio de Brito Cruz, IAB

11h20 Richele Cabral, Fetranspor

11h35  Vitor Dias Mihessen, Casa Fluminense

11h50  Rafael Picciani, secretário municipal de Transportes

12h05  Perguntas

13h       Encerramento 

 

Informações à imprensa:

Anabela Paiva (IETS): 98158 6851/ 3235-6315 /Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Isabela Fraga (IETS):  99532-6890/ 3235-6315/ Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Marcos Galvão (Câmara Metropolitana): 98888-4801/ 2333-0993 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.