Rio em Foco debate modelo de governança para resolver problemas comuns da Região Metropolitana

Já está em curso a criação de um órgão para articular soluções que acelerem a redução da desigualdade entre capital e os municípios que compõem a Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Mas, quais são os problemas que deverão ser priorizados? Assista no Rio em Foco que vai ao ar segunda.

Já está em curso a criação de um órgão para articular soluções que acelerem a redução da desigualdade entre capital e os municípios que compõem a Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Mas, quais são os problemas que deverão ser priorizados? No Rio em Foco que vai ao ar na próxima segunda-feira (06/04), às 22h, na TV Alerj o diretor executivo da Câmara Governamental de Integração Metropolitana, Vicente Loureiro, e o deputado estadual Luiz Paulo (PSDB), falam sobre o projeto que cria o órgão de gestão e que deverá ser encaminhado à ALERJ em breve, sobre a importância da mobilização dos governantes para a construção de soluções conjuntas, sobre a atuação da sociedade civil organizada e sobre a ameaça de ocupação irregular no entorno do Arco Metropolitano.

Entrevistado pela equipe do programa, o subsecretário estadual de Transportes, Delmo Pinho, se mostrou receoso quanto ao crescimento desordenado no entorno do Arco. “Gradativamente, se nós não tomarmos essas medidas, as vias vão continuar se inviabilizando como vias de transporte. As estradas vão passar, gradativamente, à qualidade de avenidas e de avenidas vão para ruas. É o 'destransporte'. Isso é uma coisa que, dentro do planejamento do estado, nós estamos muito preocupados”, afirma.

De acordo com Vicente Loureiro, existe uma necessidade grande de se cuidar do Arco, para que o mesmo cumpra seu papel de ajudar no desenvolvimento da região metropolitana, mas para isso, é preciso que haja leis que controlem a manutenção do local. “Governança e planejamento são como irmãos siameses, é necessário que os dois estejam trabalhando juntos. Precisamos que tenha uma ação integrada dos órgãos do estado e dos municípios, para fazer com que essa potencialidade do arco aflore ”, destacou.

OLALACMSVIDEO01OLALACMS

A TV Alerj pode ser vista no canal 12 da NET ou ser sintonizada, seguindo as instruções do link http://www.tvalerj.tv/Sintonia.do. Após a estréia na TV, a íntegra do programa também fica disponível no portal www.rioemfoco.rj.gov.br.