Alerj e exército preparam fórum para discutir ações sociais na maré

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Jorge Picciani (PMDB), recebeu, nesta terça-feira (24/03), o comandante Militar do Leste, general Francisco Carlos Modesto, para discutir ações de parceria entre o Legislativo fluminense e o Exército.

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Jorge Picciani (PMDB), recebeu, nesta terça-feira (24/03), o comandante Militar do Leste, general Francisco Carlos Modesto, para discutir ações de parceria entre o Legislativo fluminense e o Exército. “Vamos realizar um fórum de debates na primeira semana de maio para discutir propostas efetivas para um trabalho conjunto entre todos os órgãos do estado e as Forças Armadas. O Exército está há um ano na (favela da) Maré. Precisamos pensar nos caminhos necessários para trabalharmos em prol da população local”, declarou Picciani. O próximo comandante Militar do Leste, general Fernando Azevedo e Silva, ex-presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), também participou do encontro.

Paulista de nascimento, o general Modesto destacou, na reunião, a boa acolhida que recebeu da população da cidade do Rio durante sua gestão à frente do Comando Militar do Leste (CML). “Levo o Rio de Janeiro dentro de mim. Eu e minha família fomos muito bem recebidos aqui. Estamos muito felizes por ter vivido esta experiência”, comentou o militar. Modesto fez questão de convidar o presidente da Casa e os demais deputados presentes – Edson Albertassi (PMDB), Geraldo Pudim (PR), Comte Bittencourt (PPS) e Martha Rocha e Samuel Malafaia, ambos do PSD – para a cerimônia de posse do novo comandante Fernando Azevedo e Silva na próxima segunda-feira (30/03), às 10h, na sede do CML na Central, Centro do Rio.


Força de Pacificação

À frente da Força de Pacificação no Complexo da Maré desde 5 de abril de 2014, o Exército prorrogou, a pedido do governador Luiz Fernando Pezão, sua permanência na comunidade. Para discutir ações para o desenvolvimento social da região, a Alerj pretende convocar as entidades do Governo do Estado, da Prefeitura do Rio e de demais órgãos da sociedade civil que compõem o Fórum de Desenvolvimento do Rio para um encontro em maio. “Vamos procurar as possíveis parcerias para levar desenvolvimento social para a Maré. Temos que articular ações voltadas para o benefício dos moradores”, disse a subdiretora do Fórum, Geiza Rocha, que também participou do encontro.

(Texto de Everton Silvalima)