Projeto ajuda alunos a descobrirem os prazeres da escola

Estudar em horário integral, tendo atividades curriculares do ensino médio e atividades lúdicas além de conhecimentos técnicos com uma proposta pedagógica voltada para a sustentabilidade. Isto é o que propõe o Dupla Escola, tema do Rio em Foco que vai ao ar na próxima segunda-feira (17/11).

Estudar em horário integral, num período de dez horas diárias, temdo à disposição atividades curriculares do ensino médio e atividades lúdicas além de conhecimentos técnicos, tudo dentro de uma proposta pedagógica voltada para a sustentabilidade. Isto é o que propõe o Dupla Escola, fruto da parceria do governo do estado com a iniciativa privada e foco do Rio em Foco, que vai ao ar na próxima segunda-feira (17/11), às 22h, na TV Alerj (Canal 12 da NET).

Atualmente o Dupla Escola está implantado em 26 unidades educacionais que oferecem ensino bilíngue, com idiomas como o espanhol, o inglês e o chinês; ensino profissionalizante e experimental, mas que não se enquadra nos padrões do ensino técnico, embora esteja focado nas vocações econômicas do estado.

Os parceiros do governo nesta empreitada são a Firjan, o Sebrae e empresas diversas. A primeira parceria foi com o Instituto Oi Futuro, que oferece aos alunos do colégio José Leite Lopes cursos de multimídia, roteiros para mídias digitais e programação de jogos digitais.

'A secretaria de educação tem uma perspectiva de ampliar a oferta das escolas, não apenas o ensino tradicional nem o acréscimo de tempo dentro da escola. Temos algumas experiencias de sucesso com possibilidade de atrair novos parceiros para aumentar nossas possibilidades”, diz a professora Maria Aparecida Jacomeli, coordenadora do programa. Ela garante que em todas as unidades existem disciplinas especificas para o desenvolvimento do projeto e outras para desenvolver determinadas habilidades e competências no aluno. “São atividades do século 21, os alunos têm que aprender a ser, a fazer, a conviver”, complementa.

O Sistema Firjan participa do projeto via Senai. Segundo a analista de educação, Marcia Freire, a entidade firmou esta parceria a partir da necessidade de formar mão de obra e porque acredita que a juventude precisa aprender a como se comportar no mercado de trabalho e durante uma entrevista de emprego. Os cursos organizados pelo Senai são de qualificação que oferecem títulos profissionais para os alunos. “Esses cursos nasceram com o objetivo de dar ao aluno a formação, a qualificação para que eles possam perceber o mundo do trabalho. Quando o Senai faz a grade curricular dos cursos, já tem matérias específicas para esse lado comportamental, a gente vai falar um pouquinho da ética, da qualidade de vida, a nossa juventude tem que aprender muito”, diz Marcia.

O programa Rio em Foco tem reprises no sábado (18/11) às 17h e no domingo (19/11), às 20h, e fica disponível também no portal www.rioemfoco.rj.gov.br. A TV Alerj pode pode ser sintonizada seguindo as instruções do link www.tvalerj.tv/sintonia.do.