Startup Rio vai transformar ideias inovadoras em empresas jovens

O programa Startup Rio, iniciativa público-privada, é um investimento inédito do governo em conhecimento e tecnologia. Funcionando como um Vale do Silício adaptado à realidade e potenciais brasileiros, o Startup Rio está instalado em um espaço de 100 m² no Catete, bairro da zona sul carioca.

O programa inovador Startup Rio, iniciativa público-privada, é um investimento inédito do governo em conhecimento e tecnologia. Funcionando como um Vale do Silício adaptado à realidade e potenciais brasileiros, o Startup Rio está instalado em um espaço de 100 m² no Catete, bairro da zona sul carioca. Mentores experientes, fomento financeiro aos empreendedores e espaço de colaboração são os suportes oferecidos para que os participantes desenvolvam seus projetos. No Rio em Foco dessa semana, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia do Rio, Tande Vieira, e o presidente da Assespro RJ, Marcio Lacs, explicam como funciona o programa.
 
Uma startup é um empreendimento idealizado para ser uma grande empresa, com capacidade de escala. Um aplicativo, por exemplo, tem o potencial de viralizar e obter milhões de usuários. Como para um bom projeto sempre tem um bom investidor interessado, o Governo do Estado fez parceria com a regional Rio da Associação de Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro) para fomentar e impulsionar empreendedores a ganhar o mercado. O Programa Startup Rio conta com uma complexa estrutura para alavancar empreendedores na área de inovação tecnológica digital. “O Startup Rio funciona como um grande shopping center para os empreendedores. Grandes empresas estão próximas e o empreendedor vai poder ver e ser visto” explica Marcio Lacs, presidente da Assespro RJ.
 
Segundo o secretário Tande Vieira, é importante proporcionar o ecossistema necessário ao empreendedorismo, o que exige investimentos em um ambiente de colaboração. A participação de entidades como UERJ, FAPERJ e Rio Negócios impulsiona a inspiração coletiva. “Ao final do programa de treinamento, de 10 a 12 meses, o empreendedor poderá seguir seu caminho próprio ou ,se precisar, continuar contando com o apoio de aceleradoras.” afirma o secretário.
 
Para participar basta ser um empreendedor em tecnologia digital, brasileiro ou estrangeiro. Quem não se inscreveu para a primeira edição do Programa deve ficar atento ao site e ao facebook do Startup Rio, pois serão oferecidas diversas atividades abertas ao público.
O programa Rio em Foco vai ao ar segunda-feira (03/11) 22h, com reprises no sábado ( 08/11) às 17h e no domingo ( 09/11), às 20h. O programa fica disponível também no portal www.rioemfoco.rj.gov.br. A TV Alerj também pode pode ser sintonizada seguindo as instruções do link www.tvalerj.tv/sintonia.do.