Cafeicultura do Rio investe em qualidade para ganhar mercado

O Brasil é o maior produtor de café do mundo, com produção de 49 milhões de sacas em 2013. E o Rio de Janeiro, apesar de ser o segundo estado que mais consome café no país, é o décimo produtor. O Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira, 6/10, às 22h, na TV Alerj.

O Brasil é o maior produtor de café do mundo, com produção de 49 milhões de sacas em 2013. E o Rio de Janeiro, apesar de ser o segundo estado que mais consome café no país, é o décimo produtor. No Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira, 6/10, às 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET), o presidente do Centro do Comércio de Café do Rio de Janeiro, Guilherme Braga Pires Filho, e o chefe da Divisão de Desenvolvimento Agropecuário do Ministério da Agricultura no Rio de Janeiro, Celso Merola, explicam a estratégia do estado no desenvolvimento de sua cafeicultura. "O Rio de Janeiro vem investindo em qualidade em vez de quantidade, já que o desenvolvimento da cultura cafeeira aqui causou um impacto ambiental muito grande", explicou Merola.   

A reportagem foi ao Vale do Paraíba, região fluminense que já foi a maior produtora de café do País e que hoje revive essa história através do turismo rural. A diretora de projetos do Instituto Cidade Viva, Francis Miszputen, e o gestor do Parque São Marcos, Zeca Barros, explicam como as cidades do Vale têm trabalhado para atrair turista e desenvolver sua economia criativa. "Investimos num inventário das fazendas de café e recentemente lançamos o Guia do Vale do Café, que está disponível na internet para os turistas que querem visitar a região", explica Francis.

As reprises estão programadas para o sábado (10/10), às 17h, e o domingo (11/10), às 20h. A TV Alerj também pode ser sintonizada seguindo as instruções do link www.tvalerj.tv/sintonia.do. A partir da terça-feira (07/10), o programa também fica disponível no portal www.rioemfoco.rj.gov.br