Fórum debate com Casa Fluminense propostas de integração do estado

No próximo dia 15 de outubro, o coordenador executivo da Casa Fluminense, Henrique Silveira, apresentará aos membros do Fórum a proposta da entidade criada com o objetivo de articular esforços para promoção de igualdade, aprofundamento democrático e desenvolvimento sustentável. Lançada em fevereiro de 2013, a Casa surge como uma associação da sociedade civil para a elaboração de propostas de políticas públicas que visam reduzir desigualdades na região metropolitana do Rio e todas as regiões do estado. O encontro será das 10h às 12h, na Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (AEERJ). “O Rio está em movimento, a Casa Fluminense surge para articular os esforços diversos na construção de uma agenda de prioridades para o Rio em uma síntese e batalhar para que as propostas sejam consideradas pelo poder público”, explica Henrique.

Para a subdiretora-geral do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, Geiza Rocha, há muitas sinergias possíveis com a Casa Fluminense. "O Fórum já vem debatendo há um tempo os desafios da gestão metropolitana. É importante identificar atores e agendas comuns para avançarmos. Por isso o convite para esse encontro, em que será apresentada também a Agenda 2017, criada pela Casa Fluminense para expor seus temas prioritários", explica Geiza.

As propostas da agenda 2017 são divididas em quatro temas: gestão metropolitana, promoção da igualdade, aprofundamento democrático e desenvolvimento sustentável. Tendo em vista que 75% da população do estado reside na região metropolitana a agenda chama a atenção para a importância da criação de uma instância ativa que fomente a cooperação entre prefeituras, governo do estado e sociedade em torno dos destinos comuns na metrópole. “Felizmente essa é uma proposta que já saiu do papel. Precisamos de um plano diretor que envolva governo, prefeitos e sociedade civil", afirma Henrique.

A reunião é aberta ao público. Para participar basta inscrever-se pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando nome, telefone, cargo e instituição em que trabalha.

Serviço:

Apresentação da Casa Fluminense e da Agenda 2017 na Câmara Setorial de Gestão e Políticas Públicas

Data: 15/10/2014

Local: AEERJ - Av. Rio Branco, 124 – 7º andar, Centro, Rio de Janeiro/RJ