Bolsa Verde facilita a adequação de produtores rurais ao Código Florestal

No intuito de desenvolver ferramentas para a execução de políticas ambientais foi criada a BVRio, uma bolsa de valores ambientais de abrangência nacional, a partir da visão de que mecanismos de mercado são eficientes na execução de políticas públicas ambientais e de desenvolvimento sustentável.

Cumprir determinações legais muitas vezes custa caro. No intuito de desenvolver ferramentas para a execução de políticas ambientais foi criada a BVRio, uma bolsa de valores ambientais de abrangência nacional idealizada em conjunto com os setores empresarial, público e o terceiro setor, a partir da visão de que mecanismos de mercado são instrumentos eficientes de execução de políticas públicas ambientais e de desenvolvimento sustentável. Nesta segunda-feira, dia 8 de setembro, às 22h, o Rio em Foco debate o alcance de alguns dos produtos oferecidos pela Bolsa Verde e sua importância para o cumprimento das exigências estabelecidas no Código Florestal.

Participam desse programa, que é exibido na TV Alerj (canal 12 da NET), o diretor da BVRio, Maurício Moura Costa, e o consultor da Federação de Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio de Janeiro (Faerj), Leopoldo Erthal. “A aplicação direta das leis ambientais modernas é muito difícil, por isso procuramos agregar valor e trazer benefícios para as partes envolvidas“, explica Maurício, citando o exemplo das cotas de reserva ambiental que permitem que o produtor rural que tenha que cumprir exigência de restaurar parte da reserva possa fazê-lo arrendando parte de uma propriedade próxima ou utilizando outro terreno de mesma titularidade. Segundo o coordenador da Faerj, Leopoldo Erthal, as Cotas de Reserva Ambiental (CRAs) são aliadas na hora de compensar a ausência de Reserva Legal, exigida pelo Código Florestal. " Quando nós da Faerj vamos ao interior fazer palestras e oficinas, procuramos incentivar o sindicato rural a promover esse intercâmbio entre aquele que possui déficit (de reserva ambiental) e aquele que tem excesso para tentar formar uma espécie de banco de negociação”

O Rio em Foco tem reprises programadas para o sábado (13/09), às 17h, e o domingo (14/09), às 20h. A TV Alerj também pode ser sintonizada seguindo as instruções do link www.tvalerj.tv/sintonia.do. A partir da terça-feira (9/09), o programa fica disponível também no portal www.rioemfoco.rj.gov.br.