Funk gera R$17 milhões mensais de renda para profissionais da área

O Funk completa 40 anos, e se consolida como gênero musical carioca, com projeção nacional e internacional. No programa desta semana, a antropóloga Elizete Ignácio apresentou o contexto econômico do funk e Mateus Aragão, coordenador do Rio Parada Funk, fala sobre o panorama geral do movimento.

O Funk completa 40 anos, e se consolida como gênero musical carioca, com projeção nacional e internacional. No programa desta semana, a antropóloga Elizete Ignácio, coordenadora da pesquisa junto à FGV, apresentou o contexto econômico do funk e Mateus Aragão, coordenador do Rio Parada Funk, maior evento de funk do mundo, fala sobre o panorama geral do movimento.

Em 2008 o funk gerou R$17 milhões de renda salarial mensal distribuída entre todos os agentes principais (Djs, MCs, donos de equipamentos de som e camelôs ,que vendem bebida nos bailes)”, afirmou Elizete. O Rio em Foco, que vai ao ar na próxima segunda-feira (25/08) discute os próximos passos a serem dados para formalizar os artistas e se adequar ao mercado da música.

O Rio em Foco aborda, ainda, a trajetória histórica desse gênero, que surgiu do funk americano no final dos anos 1970 , mas foi criando personalidade própria e se renovando até os dias atuais. Mateus chama a atenção para a influência da tecnologia no desenvolvimento do gênero e seu papel de destaque na divulgação do funk atual.

O programa vai ao ar às 22h, e tem reprises programadas para o sábado (30/08), às 17h, e o domingo (31/08), às 20h. A TV Alerj também pode ser sintonizada seguindo as instruções do link www.tvalerj.tv/sintonia.do. A partir da terça-feira (15/08), o programa fica disponível também no portal www.rioemfoco.rj.gov.br.