Produção de cachaça no Rio aposta na qualidade para crescer

O Rio vem se consolidando como referência na produção da cachaça, sendo o estado com mais produtos certificados pelo Inmetro no país e o segundo que mais exporta o produto. Na próxima segunda-feira, o Rio em Foco fala sobre as novidades do setor, que aposta na excelência para se consolidar.

O Rio vem se consolidando como referência na produção da cachaça, sendo o estado que mais tem produtos certificados pelo Inmetro no país e o segundo que mais exporta o produto. Com o nome protegido, a bebida foi a mais pedida entre os estrangeiros que aportaram no Rio de Janeiro durante a Copa do Mundo, no drink mais célebre feito a partir dela: a caipirinha. Na próxima segunda-feira (11/08), o programa Rio em Foco fala sobre as novidades do setor, que vem apostando na excelência para se consolidar. 

A presidente da Associação de Produtores de Cachaça do Rio (APACERJ), Kátia Espírito Santo, e o chefe da divisão de desenvolvimento agropecuário do Ministério da Agricultura no Rio, Celso Merola, falam sobre as ações realizadas para atrelar os conceitos de gastronomia, qualidade e internacionalização à bebida mais popular do País, derrubando de vez os preconceitos que a cercam. O programa vai ao ar na TV Alerj, canal 12 da NET.

Ao longo da conversa, Katia afirma que já há mobilização e massa crítica para lutar por mais espaço no mercado. Das ações planejadas pela Associação estão o recente lançamento da Carta de Cachaças do Estado do Rio de Janeiro - que mapeou os produtores, apresentou as marcas produzidas em solo fluminense e dicas de harmonização, além de contar a história da cachaça - , e a abertura de um curso de sommelier de cachaça, que deve ocorrer nos próximos meses. "A cachaça precisa ser avaliada de duas formas: a avaliação físico-química, que se dá através de certificados como do Ministério da Agricultura e Inmetro, mas também a sensorial, importante para a escolha do consumidor", explica a presidente da associação. 

Segundo Merola, o destilado nacional "tem potencial enorme para crescer e atingir mercados do mundo inteiro", disse, comparando os potenciais ganhos com o que ocorre com o whisky hoje para a Escócia. O programa Rio em Foco vai ao ar às 22h, e tem reprises programadas para o sábado (16/08), às 17h, e o domingo (17/08), às 20h. A TV Alerj também pode ser sintonizada seguindo as instruções do link www.tvalerj.tv/sintonia.do. A partir da terça-feira (12/08), o programa fica disponível também no portal www.rioemfoco.rj.gov.br